Ricardo Salles deixa o Ministério do Meio Ambiente

Ricardo Salles foi exonerado nesta quarta-feira, 23, do cargo de Ministro de Estado do Meio Ambiente. Segundo decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União, a exoneração foi feita a pedido de Salles. O decreto também informa que seu substituto é Joaquim Alvaro Pereira Leite.

Leite deixa a secretaria da Amazônia e Serviços Ambientais para comandar a pasta. Entre os anos de 1996 e 2019, ele foi conselheiro na Sociedade Rural Brasileira (SRB).

Em entrevista coletiva à imprensa nesta quarta, em Brasília, Salles afirmou que sempre seguiu as orientações do presidente Jair Bolsonaro enquanto esteve à frente do ministério. “Orientação esta de equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente. Tivemos cuidado com todos os aspectos daquele ministério, e com respeito também ao setor privado, ao agronegócio, ao produtor rural brasileiro, aos empresários de todos os setores”, disse.

Salles foi elogiado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira, 22, durante o anúncio do Plano Safra 2021/2022. Ele ocupava o cargo desde o início do mandato de Bolsonaro, em 2019.

O agora ex-ministro é investigado em dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF). No mês passado, por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, Salles foi alvo de mandados de busca e apreensão e teve seus sigilos bancário e fiscal quebrados, no âmbito da Operação Akuanduba, deflagrada pela Polícia Federal (PF). O órgão apura crimes de corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e facilitação de contrabando, praticados por agentes públicos e empresários.

A suspeita é da existência de um esquema internacional de exportação ilegal de madeira. Além do agora ex-ministro, outras 17 pessoas são investigadas. Na época, o STF também determinou o afastamento de Eduardo Bim do cargo de presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Veja também

Nelson Barbudo deve assumir cadeira de Amália Barros na Câmara dos Deputados

Senado aprova novo seguro obrigatório para veículos com votação apertada

Condenado por duplo homicídio foge da prisão em Sinop

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Pré-candidata à prefeita de Sorriso, Kátia Rossato é entrevistada pela Sorriso FM

Presidente da República sanciona, com veto, projeto que proíbe saidinha de presos