Empaer demite 61 servidores somente com salário, férias e 13º proporcional

O Governo do Estado está demitindo 61 servidores da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) que ingressaram por processo seletivo externo  por prazo indeterminado, similar a concurso público, após a Constituição de 1988. As demissões estão sendo feitas por nulidade de contrato. Com isso, servidores com mais de 30 anos de carreira estão sendo desligados com direito somente a salário, saldo de férias e saldo de 13º.

Segundo o presidente do Sinterp – sindicato que representa os servidores da Empaer – Pedro Carloto, todos os demitidos ingressaram mediante os mesmos trâmites de concurso público como publicação de edital, prova teórica, entrevista e estágio probatório.

“Agora, está sendo desligados após 30 anos de serviços prestados apenas com salário e saldo de férias e 13º. Isso é crime em meio á pandemia. E o pior, nós somos celetistas e as contribuições do Governo  não estão aparecendo  para esses servidores demitidos”, denuncia Pedro Carloto.

A Empaer passa por um processo de reestruturação desde que a Assembleia aprovou, em março deste ano,  lei que  proíbe o Governo do Estado de extingui-la.  A nova legislação, de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB)  ainda estabelece que a Empaer será objeto de proteção específica e deverá buscar sua autonomia orçamentária e financeira por meio de serviços e de pesquisa agrícola.

Como parte da reestruturação, o Governo do Estado lançou Programa de Demissão Voluntária na Empaer. Segundo o Sinterp, 212 servidores aderiram e serão desligados até 30 de junho.

O Executivo ainda não se posicionou sobre as 61 demissões na Empaer. O espaço segue aberto para manifestação.

Outro lado

O Governo do Estado informou que apenas está cumprindo decisões judiciais, proferidas pela 3º Vara Especializada em Fazenda Pública do Estado, em 2003, e a 4ª Vara do Trabalho da Comarca de Cuiabá, em 2008.

“As determinações judiciais ocorreram porque as contratações dos empregados foram realizadas sem aprovação em concurso público”, diz resposta enviada ao .

Veja também

Fadiga dos pilotos pode ter contribuído para queda de avião da Voepass em 2024, aponta MTE

Desemprego recua para 5,6%, menor taxa desde 2012, mostra IBGE

Bombeiros militares localizam corpo de homem de 43 anos que se afogou no Rio São Lourenço

Governo de MT entrega 256 apartamentos do programa SER Família Habitação em Nova Mutum

Sorriso se torna polo do programa Padaria Artesanal

Novo portal permite consulta a decisões do INSS e facilita contestação