Judiciário retoma atendimento presencial nesta segunda e amplia canais de acesso remoto

A partir desta segunda-feira (19) o Tribunal de Justiça e as 79 comarcas do Estado de Mato Grosso começam a ampliar as atividades presencias nos prédios do Poder Judiciário. Com vistas a restabelecer o retorno da presença física do público interno e externo, de forma gradual, e mantendo o máximo de cuidados para reduzir os riscos de contaminação pelo Coronavírus nos prédios do Judiciário.

A Alta Administração do Poder Judiciário incentiva o uso dos meios tecnológicos disponíveis para o atendimento remoto, que foram implantados e ampliados durante esse período de pandemia. Apenas aqueles que efetivamente tenham necessidade de se dirigir a unidade judiciária serão atendidos presencialmente.

O expediente interno nos prédios do Judiciário, com a presença física dos servidores e colaboradores (estagiários, terceirizados e credenciados), ocorrerá das 13h às 19h, e será respeitado o percentual máximo de 60% do quadro de cada comarca. Os prazos processuais dos processos físicos e híbridos tramitarão regularmente.

Ficam autorizadas na modalidade presencial as audiências e sessões plenárias do júri que envolvam réu preso desde que observadas as medidas sanitárias indicadas pelos órgãos competentes e demais disposições e protocolos estabelecidos pelo Judiciário. Bem como audiências de custódia, desde que não haja restrição informada pelos órgãos de segurança pública.

Também podem ser promovidas presencialmente audiências relativas a processos que envolvam adolescentes internados em conflito com a lei e audiências com crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional e familiar.

Todas as determinações constam na Portaria-Conjunta n. 660, assinada pela presidente do TJMT, desembargadora Maria Helena G. Póvoas, vice-presidente, Maria Aparecida Ribeiro e pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador José Zuquim Nogueira, que autorizou o início da terceira etapa do Plano de Retorno Programado às Atividades Presenciais (PRPAP), nesta segunda-feira (19).

Canais de acesso remoto – Para facilitar a comunicação com o Poder Judiciário os canais de acesso de todas as 79 comarcas do Estado e do Tribunal de Justiça de Mato Grosso foram atualizados. E-mails e telefones podem ser facilmente localizados no hotsite da Covid-19 – https://coronavirus.tjmt.jus.br – na aba “Canais de Acesso”.

Outro meio que pode ser utilizado é o Balcão Virtual, que durante o horário de funcionamento do Judiciário, permite a disponibilização de informações sobre movimentação processual relativa a ações em trâmite nas unidades judiciárias por meio de salas de reuniões.

Veja também

Fadiga dos pilotos pode ter contribuído para queda de avião da Voepass em 2024, aponta MTE

Desemprego recua para 5,6%, menor taxa desde 2012, mostra IBGE

Bombeiros militares localizam corpo de homem de 43 anos que se afogou no Rio São Lourenço

Governo de MT entrega 256 apartamentos do programa SER Família Habitação em Nova Mutum

Sorriso se torna polo do programa Padaria Artesanal

Novo portal permite consulta a decisões do INSS e facilita contestação