A partir da próxima semana, lactantes com filhos de até dois anos poderão agendar a imunização

O agendamento para imunizar contra a Covid-19 poderá ser feito a partir da próxima segunda-feira (26) pelas próprias mamães
Se em tempos de pandemia a apreensão é constante para qualquer pessoa, imagine para quem gerou e está nutrindo outra vida. E foi pensando nisso que a imunização para lactantes será ampliada. Isso mesmo.

A partir de segunda-feira (26), o agendamento poderá ser realizado pelas próprias mamães lactantes com filhos de até dois anos de idade no link da Prefeitura de Sorriso https://site.sorriso.mt.gov.br/agendamento/vacina .

O gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, explica que a medida foi aprovada por uma resolução da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) do Estado. “A CIB aprovou a vacinação para lactantes com filhos de até dois anos de idade”, pontua. Até então estavam sendo imunizadas lactantes com crianças de até um ano de idade.

“As mamães podem realizar a imunização tranquilas, a vacina não altera em nada a amamentação. Pelo contrário, os profissionais da saúde destacam que esse é um incentivo a mais para que continuem amamentando a criança”, acrescenta.

E para receber a vacina, no momento da imunização, as lactantes deverão apresentar a certidão de nascimento da criança, documento com foto, comprovante de endereço, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Outras formas de agendar

Para quem não tem acesso à internet, Marchioro recomenda que procure a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência ou a Agente Comunitária de Saúde (ACS) responsável pela sua área. Outra opção ainda é ligar no 3545-8000 em horário comercial.

Lembrando que gestantes e puérperas com comorbidades que ainda não foram imunizadas podem agendar a vacinação pelo 3545-8000. Para serem vacinadas, as gestantes devem apresentar a autorização médica. Esse grupo (lactantes e puérperas) deve ser imunizado com doses da Pfizer ou Coronavac, após a avaliação dos riscos e benefícios individuais de cada lactante com os respectivos médicos.

Marchioro ressalta que demais dúvidas em relação à vacinação podem ser sanadas pelo 150; contudo, o agendamento é somente pelo 3545-8000.

Veja também

Dr. Ângelo Demarco faz balanço positivo de 2025 e agradece confiança da comunidade sorrisense

Gripe K: nova variante preocupa OMS e acende alerta global para 2026

Sorriso ultrapassa 110 mil doses de vacinas aplicadas em 2025

Hospital Central do Estado será referência nas cirurgias de casos graves

Nutricionista alerta sobre alergias alimentares e cuidados nas ceias de fim de ano

Hospital Central do Estado terá 278 leitos para atender de graça a população de MT