Homem é preso por monitorar, perseguir e difamar a ex em Sorriso

Um homem de 34 anos foi preso nesta quinta-feira (26) por descumprir uma medida protetiva de não se aproximar da ex-namorada e por persegui-la em ambientes virtuais, prática conhecida como stalking. O caso ocorreu em Sorriso.

No mês de junho, a vítima procurou a Delegacia da Polícia Civil do Município e relatou que estava sendo monitorada pelo seu ex-marido por meio do seu celular. Ela disse ainda que sofreu ameaças e solicitou medidas protetivas de urgência.

No entanto, mesmo após ser notificado da medida protetiva e medidas fixadas pela Justiça, o investigado continuou ameaçando a ex-mulher.

Segundo relatos da Polícia Civil, o homem difamava a vítima para familiares e amigos, invadindo sua privacidade e também continuou a monitorá-la pelo celular, acessando as redes sociais e sua localização.

Diante dos fatos denunciados, o delegado Márcio Henrique Portela representou pela prisão preventiva do investigado, que foi deferida pela 2a Vara Criminal de Sorriso.

O crime de stalking é definido como perseguição reiterada, por qualquer meio, como a internet – cyberstalking -, que ameaça a integridade física e psicológica, interferindo na liberdade e na privacidade da vítima.

De acordo com a Lei 14.132, sancionada em março deste ano, acrescentou o Artigo 147-A no Código Penal estabelecendo que perseguição deixou se der contravenção penal e passou a ser uma tipificação criminal, com pena prevista de reclusão de seis meses a dois anos, além de multa.

A nova legislação prevê ainda aumento de pena em 50% se o crime é cometido contra criança, adolescente ou idoso e contra mulher por razões de gênero.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal