Acrimat: Suspensão nas exportações para a China pode baixar preço da carne

A suspensão da exportação de carne bovina para a China, provocada em razão da identificação de dois casos de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) em frigoríficos de Mato Grosso e Minas Gerais, chamados de “vaca louca”, pode provocar uma queda temporária nos preços da carne no Brasil.

De acordo com o diretor-técnico da Acrimat, Francisco Manzi, a possibilidade se dá em razão de um aumento de oferta no mercado interno, caso a suspensão permaneça por um longo período de tempo. A expectativa, no entanto, é que a interrupção na exportação para a China não ultrapasse 15 dias.

Manzi lembra que, em 2019, Mato Grosso também registrou um caso de EEB, quando também houve suspensão das exportações. Naquela ocasião, a interrupção foi de apenas 10 dias.

O diretor destaca que, atualmente, 75% da carne produzida no Brasil fica no país, enquanto apenas 25% é exportada. Além disso, observa que a suspensão da exportação se deu em razão de um acordo do Brasil com a China, de que, em caso de suspeita, o país pausaria o envio do alimento. Entretanto, não há impedimentos para que essa mesma carne seja vendida para outro país.

“O que vai acontecer, nós não temos como precisar. É possível que, pela maior oferta, a carne caia em algum momento, temporariamente. Quanto tempo vai durar, depende muito mais da China do que da gente. Como a gente acredita que isso é uma coisa comum, e demonstra muita transparência, a gente acredita que dessa vez dure menos tempo [a suspensão]”, diz.

Manzi ainda explica que o impacto no valor da carne depende da situação em que estão os produtos. Ele questiona, por exemplo, se as carnes estão em contêineres e vão retornar para o país, ou se vão continuar armazenadas. “Temos que aguardar para ver o que vai acontecer”, afirma.

Apesar da repercussão, o diretor da Acrimat também destaca que há a probabilidade de que novos casos de EEB sejam identificados, também em Mato Grosso. Isso porque, segundo ele destaca, trata-se de uma doença em decorrência da idade avançada dos animais, que estão com idade produtiva cada vez maior.

“Esse animal [com EEB], especificamente, jamais iria para a China, por exemplo, porque são animais de até 30 meses de idade que a China importa e essa já era uma vaca, com certeza, com seus 13, 15 anos no mínimo. Nesse caso, a vaca só é abatida, o material é destruído e vida que segue”, explica.

Ele ainda pondera que, no caso do estado, Mato Grosso abate mais de cinco milhões de cabeças por ano, e tem um rebanho calculado em mais de 30 milhões, de forma que é possível que, em determinado momento, novos animais sejam identificados com a doença. Entretanto, até o momento, segundo ele, foram apenas cinco casos em 23 anos.

Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Frigoríficos de Mato Grosso (Sindifrigo), Paulo Belincanta, porém, o melhor seria segurar o abate de animais por alguns dias para “não inundar de carne o mercado”. Dessa forma, não haveria queda no preço do produto para os consumidores brasileiros.

Belincanta também criticou a repercussão do caso, destacando que era apenas uma suspeita e que, agora, o “alarde” deve gerar prejuízos ao setor.

Veja também

Mapa acata recomendação do MPF de não autorizar mudanças no vazio sanitário da soja

Brasil deve exportar 96 milhões de toneladas de soja em 2024, diz consultoria

Chuva pode causar transtornos em áreas produtoras de soja nos próximos dias

Produtores em MT estimam quebra na receita de quase 50% e medidas de socorro anunciadas pelo governo federal não são suficientes para conter crise

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Azeite falsificado: governo barra entrada de 20 mil litros no Brasil