Em novembro deve ser concluída a obra de ampliação do Abrigo Municipal de Cães e Gatos, que teve início em julho e vai resultar na aplicação de R$ 263.082,43 para a construção de 16 baias, divididas em dois complexos.
A obra, que já constava no planejamento da Prefeitura, também é uma solicitação do Legislativo sorrisense. Com a intervenção, devem ser ampliadas cerca de 80 novas vagas no Abrigo, de acordo com o porte dos animais recolhidos.
Neste momento, por conta da superlotação, não é possível recolher animais nas ruas para levar ao local. Só para se ter uma ideia, mais de 120 animais ocupam o espaço que foi, inicialmente, projetado para 70.
No entanto, é possível sim, que, à medida que os que estão atualmente abrigados sejam adotados, vagas sejam liberadas, lembrando que não tem como entregar um animal para o Abrigo. Para lá, só são levados os animais que estão nas ruas, sem dono. E abandonar, assim como maltratar um animal, é crime previsto na Lei Federal n.º 9605/98.
Para adotar, é só ir até o Abrigo e escolher um pet para chamar de seu, entre doguinhos e gatinhos de diferentes tamanhos, pelagens e níveis de fofurice. Por conta do início das obras no local, ainda em julho, as adoções tiveram de ser temporariamente suspensas, mas já foram retomadas.
Para levar o novo melhor amigo para casa, é preciso assinar o Termo de Adoção e Responsabilidade e também já estar com todos os itens necessários para o transporte do animal, como caixa de transporte, coleira, corrente, e toalha para forrar o carro.
O horário de atendimento para adoções vai das 7h ao meio dia e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. O Abrigo fica na margem direita da BR-163, sentido Sinop, depois da Praça de Pedágio.
Marcelo Lincoln, secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sorriso, pasta responsável pelo local, reforça a importância da guarda responsável e da esterilização para evitar o aumento da população de animais nas ruas. “Cuidar de um animal exige um pouco de dedicação, tempo e espaço, por isso, é muito importante saber destas demandas na hora de adotar um bichinho, mas reforço que o carinho e o cuidado que são devolvidos pelo animal equilibram, com muita folga, esta conta”, comenta, lembrando que com a esterilização, pode-se reduzir significativamente a população de animais de rua.
Por meio do termo de colaboração assinado, no dia 1º, entre a Prefeitura Municipal e a Associação de Protetores de Animais Focinhos Carentes, o Poder Executivo irá repassar R$ 42.480,00, divididos em duas parcelas, para a Focinhos Carentes viabilize 16 esterilizações mensais de cães e gatos que estão no Abrigo Municipal. O termo tem vigência até 31 de maio de 2022.
“O trabalho que vem sendo desenvolvido por associações como a Focinhos é louvável em Sorriso e como não dispomos de uma clínica no Abrigo, fazer as esterilizações por meio e parceria foi a forma encontrada para esta finalidade”, acrescenta.