Governador vai a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde assinar concessão de ferrovia estadual

Mauro Mendes (DEM) assinará, na proxima segunda-feira, a concessão para a empresa RUMO iniciar a construção da ferrovia estadual, de Rondonópolis a Cuiabá e Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, idealizada pelo governador, no primeiro semestre, para expandir a malha ferroviária e fortalecer a logística de Mato Grosso no transporte de grãos.

Serão três solenidades. A primeira será pela manhã, no Palácio Paiaguás. Às 15h, Mauro estará em Nova Mutum e assinará a concessão do trecho até Mutum. A solenidade será no centro de eventos Casarin, com o prefeito Leandro Félix e demais lideranças políticas. O governador vai a Lucas do Rio Verde, às 18h, onde assina a concessão para o trecho final da concessão. O local da solenidade está sendo definido conjuntamente com a prefeitura.

O resultado da chamada pública, que teve a RUMO como única participante, foi confirmado na semana passada. A empresa apresentou plano de R$ 12 bilhões para construir 730 km de trilhos e cerca de 60 pontes, além dos terminais de cargas.

Em Nova Mutum, por exemplo, a RUMO adquiriu 1,1 mil hectares para construir o terminal rodoferroviário. A área fica a cerca de 15 km de 163 e deve ser construído terminal de cargas e de pátio de manobra dos trens. A obra do terminal deve começar em janeiro do ano que vem e a previsão inicial é até 2028 chegarem os trilhos a Mutum. Cuiabá e Lucas também terão terminais.

Em Rondonópolis, a RUMO tem o maior terminal de grãos da América Latina que são armazenados e transportados, pela Ferronorte, até São Paulo e exportados.

Veja também

Condenado por duplo homicídio foge da prisão em Sinop

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Pré-candidata à prefeita de Sorriso, Kátia Rossato é entrevistada pela Sorriso FM

Presidente da República sanciona, com veto, projeto que proíbe saidinha de presos

Partido Novo lança seu primeiro pré-candidato a Prefeito em Sorriso

Câmara dos Deputados aprova novas regras para seguro obrigatório de veículos