INSS: sem exigência de prova de vida, benefícios devem seguir até 2022

Com a suspensão da exigência da prova de vida, derrubada na segunda-feira (27) pelo Congresso Nacional, segurados do Instituto Nacional do Segurado Nacional (INSS) não correm o risco de perder o benefício até o fim do ano.

A exigência foi retirada no início da pandemia da covid-19 e incluída em lei para garantir que os segurados não precisassem sair de suas casas até o final deste ano. O presidente Jair Bolsonaro, no entanto, vetou, no início do mês, esta passagem de uma lei aprovada no Congresso, e o veto foi derrubado nesta semana.

De acordo com o INSS, 36 milhões de aposentados, pensionistas e segurados já realizaram a prova de vida, mas cerca de 4,9 milhões de pessoas ainda não cumpriram com a exigência. Sem a derrubada do veto, esses segurados poderiam ter o benefício suspenso caso se recusassem a comparecer a alguma agência do INSS.

Até o momento, o INSS ainda não se manifestou sobre a suspensão, mas deve, nos próximos dias, editar uma portaria para orientar os segurados sobre o assunto.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal