Centro-Oeste terá temporais generalizados nos próximos dias

A circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera vai estimular a formação de fortes áreas de instabilidade sobre o Centro-Oeste do Brasil nesta segunda-feira (18). A situação é de alerta para temporais generalizados em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Nessas localidades, a chuva acontece a qualquer momento do dia e deve vir acompanhada de raios e fortes rajadas de vento. Há potencial para transtornos.

Por outro lado, a expectativa é de diminuição da chuva em grande parte de Mato Grosso do Sul, com exceção do leste do estado, que ainda fica sujeito a fortes pancadas de chuva. No oeste e sul do estado, o sol volta a aparecer entre nuvens e já não chove. Apesar do céu encoberto, a chuva será fraca na capital Campo Grande e nas demais áreas sul-mato-grossenses.

Semana de alerta para muita chuva

Na terça-feira (19), a chuva forte ainda acontece em vários momentos no norte e leste de Mato Grosso, em Goiás, Distrito Federal e no leste de Mato Grosso do Sul. Na região de Cuiabá e no Pantanal mato-grossense, o sol volta a aparecer e as pancadas serão isoladas apenas à tarde. Em Campo Grande, o dia começa com chuviscos, mas aos poucos o sol aparece e predomina.

Temporais darão trégua na quarta

As áreas de instabilidade mais pesadas darão uma trégua no Centro-Oeste na quarta-feira (20). O sol volta a predominar em todo o estado de Mato Grosso do Sul e na região de Cuiabá. Em Brasília, a chuva ainda pode acontecer a qualquer momento, mas intercalada por vários períodos de mormaço. Em grande parte das outras áreas da Região, a chuva acontece de forma mais isolada e rápida a partir da tarde.

Na quinta-feira (21), a tendência é de que volte a chover forte em várias áreas.

Veja também

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Onda de calor se estende até sábado (04) e deve atingir 45 municípios de Mato Grosso

Clube Amigos da Terra avança no projeto de revitalização de nascentes do Rio Lira em Sorriso

Justiça determina limpeza de ferro-velho em Ipiranga do Norte para combate ao Aedes aegypti

MT avança na gestão apropriada de resíduos sólidos, aponta relatório da Sema

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte