Produção de soja em MT tende a ser a maior da série histórica

A safra 2021/22 de soja no Brasil já está com 51% de área plantada. O estado mais avançado é Mato Grosso, com 83,15% de espaço semeado até a última sexta-feira (29/10). Por lá, prevê-se que as lavouras da oleaginosa se estendam por 10,84 milhões de hectares, isto é, aumento de 3,59% em relação ao observado na safra 20/21. Os números são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

No que se refere à produtividade, a estimativa se mantém em 57,52 sc/ha, diante dos bons volumes de chuvas que já se concretizaram até o momento e considerando as previsões otimistas para os meses de novembro, dezembro e janeiro no estado. Assim, a perspectiva do Instituto é de que os
rendimentos possam ser favorecidos nesta temporada. No entanto, é importante pontuar que as previsões de chuvas acima da média dos últimos cinco anos para o início de 2022 levantam um ponto de atenção com relação à umidade no momento da colheita da soja.

Além disso, mesmo com os problemas em relação à logística mundial – escassez de containers e elevação do frete marítimo -, bem como as restrições nas exportações dos principais players ofertantes, os
levantamentos do Imea apontam que mais de 95% das compras dos fertilizantes já tenham sido entregues nas propriedades mato-grossenses. Sendo assim, a oferta está garantida para a safra 2021/22.

A projeção é de que a produção final da oleaginosa no estado atinja o maior volume da série histórica: 37,41 milhões de toneladas de soja.

Veja também

Investidores se reúnem com governador: “Estamos impressionados com o potencial de Mato Grosso”

Medidas artificiais não vão reduzir preços dos alimentos, diz ex-ministro da Agricultura

Chuvas atrapalham, mas safra de soja caminha para recorde em Mato Grosso

Classe produtiva comemora ação efetiva do Governo contra invasões de terra

Mato Grosso deve registrar 2º maior PIB do país com destaque para agropecuária

105 milhões de toneladas: China quebra recorde em importações de soja!