Entidades debatem formas de atuação no enfrentamento à violência contra a mulher

Dando sequência à programação da campanha que celebra o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou na tarde de ontem (18) o primeiro encontro de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

O evento teve como objetivo apresentar o papel que cada entidade desempenha no processo, buscando o fortalecimento da rede. Participaram servidores do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS); dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS); as polícias Civil e Militar; 2ª Vara Criminal da Comarca de Sorriso; Defensoria Pública; Serviço de Acolhimento para Mulheres Vítimas; OAB Sorriso; Assembleia Legislativa; ONG Cirinho Sorrindo; e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

De acordo com a coordenadora da Atenção Especial, Maristela Zanatta, as apresentações ocorreram conforme o fluxo de atendimento da rede de enfrentamento. O processo, segundo a coordenadora, envolve, muitas vezes, a atuação de diferentes entidades nos serviços que vão desde a abordagem à mulher vítima de violências até o acolhimento temporário ou provisório. “Neste encontro, cada entidade pode apresentar o seu trabalho aos demais envolvidos no processo, possibilitando que todos entendam como funciona a atuação de cada equipe na rede e como isso tudo, somado, gera resultados positivos”, disse Maristela.

Para o comandante da Policia Militar de Sorriso, Tenente Coronel Jorge Almeida, o encontro possibilitou que as entidades explanassem suas atuações e missões dentro da rede, o que auxilia no trabalho diário das outras instituições. “A Policia Militar acredita no serviço em rede e na necessidade de nos unirmos no atendimento às mulheres que sofrem violações de direitos, buscando a proteção integral da família”, destacou.

“Esse foi o primeiro de muitos encontros que virão na busca de fortalecermos a rede de enfrentamento à violência contra a mulher. Foi um momento muito produtivo, em que umas equipes se colocaram à disposição de outras para colaborar com o trabalho, buscando unicidade. Demos o ponta pé inicial para um trabalho de alinhamento que será fundamental para o sucesso da rede, porque queremos que esse serviço especializado cresça e ganhe força a cada dia”, frisou a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro.

Veja também

Mulher é agredida em residência e Bombeiros resgatam vítima com fratura no braço

NIF e Águas de Sorriso discutem ações para atendimento de denúncias de extravasamento de esgoto

Secretaria de Educação inicia jornada pedagógica na próxima semana

Município amplia medidas preventivas contra arboviroses

Polícia Civil prende homem que abusou sexualmente de neta de companheira em Sinop

Sorriso: homem agride mulher e ateia fogo em apartamento