Mato Grosso registra aumento em mortes causadas por picada de cobras

Mato Grosso registrou um amento de 33% no numero de mortes causadas por picada de serpentes. Os números são referentes ao período de janeiro a outubro desse ano.

De acordo com levantamento realizado pelo G1 MT, em 2020 foram registradas 06 mortes de pessoas, após serem picadas por cobras peçonhentas, enquanto que em 2021, o estado de Mato Grosso já registra 08 mortes.

Informações do Sinan – Sistema de Informações de Agravos de Notificações, no ano passado Mato Grosso registrou 1.065 casos de acidentes com cobras perigosas. Desse total, 1.027 eram jararacas.

Neste ano, de janeiro a outubro, o estado registrou 758 acidentes com serpentes e, destes, 669 com jararacas. O veneno dessa serpente é formado por enzimas que degradam a musculatura e causa hemorragias e necrose no local onde houve a picada.

A espécie é responsável por mais de 90% dos acidentes com cobras no Brasil.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), o abastecimento de soros antiofídicos no estado e a distribuição às unidades de saúde está regular.

Programa Estação Sicredi

Veja também

TJMT reúne instituições para construir plano integrado de prevenção aos impactos do El Niño

Sorriso: SEMA vistoria Sanorte Ambiental para etapa final do licenciamento do aterro sanitário de Resíduos Classe I

Homem provoca princípio de incêndio ao queimar folhas em terreno no bairro JK; ação rápida de vizinhos evita tragédia

Secretário alerta para riscos de incêndios no aterro sanitário e pede destinação correta de galhadas em Sorriso

Famato e Sema MT promovem capacitação sobre atualizações do CAR Digital 2.0 para técnicos de todo o estado

Coordenador do Eco Sorriso anuncia no A Voz do Povo ampliação da coleta seletiva para mais 25 bairros