CAT e parceiros realizam a Semana Cultivando Vida Sustentável, com dia de campo, palestras e oficinas

O CAT – Clube Amigos da Terra de Sorriso promove de 25/11 a 03/12, a Semana Cultivando Vida Sustentável. O evento é realizado em parceria com a IDH, IFMT, Prefeitura Municipal de Sorriso e o CIDESA e conta com uma extensa programação.

No dia 25/11 (quarta-feira) será o 1º Dia de Campo Agroecológico de Sorriso, no Assentamento Casulo, no sítio da produtora da agricultura familiar Marecilda Ludwig, a partir das 7h30. O objetivo do evento será levar tecnologias e motivar os agricultores familiares que participam dos programas da secretaria, abordando temas como a criação de tilápias, aquaponia, cultivo de agrião, criação de aves em sistema caipira e sistemas agroflorestais.

Na segunda-feira, dia 29/11, das 14h às 17h, será realizado o evento: Desafios e Oportunidades Para a Agricultura Familiar no Âmbito do CIDESA. Será no IFMT com os palestrantes Fernando Sampaio (PCI), Daniella Mariuzzo (IDH), Rogério Vian (Aprosoja) e Daniel Mol (Soil Food Web). Será no campus do IFMT Sorriso, com abertura oficial às 19 horas.

No dia 30 de novembro (terça) será realizado o Dia de Campo, na Fazenda Santana, a partir das 7h30 da manhã, onde o professor Dácio Olibone vai falar sobre restauração florestal. E no campus do IFMT Sorriso, o professor Elio Barbieri Junior vai falar sobre compostagem, gongocompostagem e minhocultura. Será feita uma visita ao campus experimental do IFMT, a partir das 14 horas.

No dia primeiro de dezembro, (quarta-feira) das 8h às 11h30, será realizada a palestra: “Cultivo e Uso Popular e Tradicional de Plantas Medicinais e Plantas Alimentícias Não Convencionais”. Será no IFMT campus Sorriso, com os palestrantes Teolides Turcatell (Yanten), Natália Alberti (Biolabore) e Alessander Von Wagner (Biolabore). Das 14h às 17h apresentação das secretarias municipais de ação social dos municípios e participação do CIDESA, com o tema “Estratégias de Bem Estar Social a Partir de Uma Alimentação Saudável”. Também haverá oficina sobre “Plantas Medicinais E Plantas PANC’S”. E às 18h Webnar: “Gestão das Propriedades Certificadas RTRS”.

Na quinta-feira, 02 de dezembro, das 8h às 11h30, no IFMT campus Sorriso, acontece a palestra “Fitoterapia e Plantas Medicinais na Atenção à Saúde no SUS”, com o palestrante Euclides de Lara Cardoso (SUSTENTEC). Também haverá das 14 às 17 horas, reunião com secretarias municipais de Saúde. E o CIDESA apresentará o tema: “Práticas Integrativas e Complementares na Atenção à Saúde”. Haverá oficina sobre “Plantas Medicinais e Alimentícias Não Convencionais”.

Na sexta-feira, dia 03 de dezembro acontece das 8h às 11h30 a palestra “Políticas Públicas Regionais e Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional”, com os palestrantes doutora Jaciara Reis (CONSEA/Paraná) e Jhony Luchmann (CAPA/Paraná). E das 14 às 17h reunião das secretarias municipais de Educação e de Agricultura e apresentação do CIDESA sobre “Produção e Consumo Regional de Alimentos e das Compras Públicas”.

As inscrições podem ser feitas online e são gratuitas para todos os dias. Participe! Informações: 3544 – 3379.

galeria de imagens

Veja também

Polícia Civil cumpre quatro mandados de prisão e buscas contra investigado por morte de funcionário em fazenda

Ministério Público de MT move ação civil pública para garantir meia-entrada na Exporriso 2024

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Caminhoneiro morto em acidente na BR 163 em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso