Jonas Pinheiro recebeu curso de Transformação Caseira de Embutidos de Frango

Inovar. Criar oportunidades por meio de novos sabores. Já pensou nisso? Pois foi pensando nisso que a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente inovou na semana passada e ofertou um curso de Transformação Caseira de Embutidos e Defumados de Frango – quem participou aprendeu a dar ainda mais sabor ao nosso bom e velho frango caipira.

Foram 40 horas de atividades em que dez participantes do Assentamento Jonas Pinheiro aprenderam a defumar e também fazer pratos como hambúrguer e salsinha de frango. E a responsável pelo curso foi a instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), engenheira de alimentos com mestrado em Ciências dos Alimentos, Tatiane Rodrigues Silva.

Nesse curso específico, foram repassadas técnicas de desossa do frango: inteiro, tipo rocambole, coxas, sobrecoxas, asas. Tatiane detalha que a partir da matéria-prima, no caso o frango, o grupo desenvolveu os embutidos frescais e defumados. “Foram feitos linguiça apimentada, linguiça tipo toscana, salame e linguiça tipo calabresa; no curso também realizamos hambúrguer, nuggets entre outros subprodutos; é uma opção para desenvolver e agregar novos sabores e aromas”, diz. A instrutora acrescenta que essa é uma capacitação em que o participante “aprende a fazer, fazendo!”

Tatiane explica que o SENAR/MT juntamente com a Prefeitura, Sindicato Rural de Sorriso e demais parceiros, busca trazer eventos com o objetivo de dar opções de renda e de inserção dos participantes no mercado de trabalho. A instrutora já atua há oito anos ministrando capacitações como essa e completa que “tenho um imenso prazer em realizar esse trabalho; em conhecer cada município de Mato Grosso, cada assentamento, fazenda, sítios, em que sempre encontro pessoas simples e de um coração gigante”, frisa.

O secretário-adjunto da SAMA, Márcio Khun, destaca que rotineiramente a pasta oferta cursos. Interessados em saber mais detalhes e ou participar de algum evento podem procurar diretamente a SAMA no horário das 7 às 13 horas na Rua Cândido Rondon, ao lado da Praça Antenor Balbinot ou ligar no 3545-8353.

galeria de imagens

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal