Ameaçado de extinção, Tamanduá-Bandeira é localizado em residência em Sorriso

Um Tamanduá-Bandeira, animal ameaçado de extinção, foi localizado em uma residência em Sorriso na tarde deste domingo (23-01). Uma pessoa acionou o Núcleo Integrado de Fiscalização que foi até o local que fica no bairro Novo Horizonte III.

Mesmo com toda experiência, Reinaldo Nunes , Coordenado no NIF, disse que é primeira vez que captura um animal desse.

Neste momento estão esperando apoio do Corpo de Bombeiros para fazer o resgate, por se tratar de um animal extremamente agressivo.

O Tamanduá-Bandeira é um mamífero nativo da América. Ele recebe esse nome uma vez que sua cauda tem forma de uma bandeira.

Em alguns locais do Brasil eles são conhecidos pelos nomes: tamanduá-açu, tamanduá-cavalo, papa-formigas-gigante, urso-formigueiro-gigante, iurumi, jurumim.

Tamanduá-Bandeira

Pertence à classe de mamíferos (Mammalia), ordem Xenarthra e família dos Myrmecophagidae, sendo seu nome científico Myrmecophaga tridactyla.

Infelizmente, em alguns locais ele já foi extinto e no Brasil é um dos animais na lista de risco de extinção. Além dele existem outras espécies de tamanduás no país, entretanto essa é a maior delas.

Esses animais possuem uma função ecológica muito importante, visto que quando se alimentam de insetos espalham na terra resíduos e nutrientes, a deixando adubada.

 

galeria de imagens

Veja também

Bombeiros são acionados para incêndio e encontram homem ateando fogo em folhas

Sema apreende 3.431 kg de pescado irregular em um único mês

Sema encaminha cinco animais silvestres para Santuário em Minas Gerais

Corpo de Bombeiros combate 38 incêndios florestais neste domingo (7)

Corpo de Bombeiros resgata sucuri de 5 metros que estava em pátio de empresa de produção de algodão

Pequenos agricultores podem receber até R$ 28 mil por ações que preservem floresta amazônica