Prefeitura de Sorriso segue com manutenção de vicinais

Para garantir um ir e vir seguro e confortável a quem trafega nos cerca de 2 mil quilômetros de estradas vicinais de Sorriso, a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Transportes (Semtra) e sempre contando com o apoio dos produtores rurais, segue com o trabalho de manutenção nas estradas vicinais.

E, especialmente neste período do ano, ter estradas em condições adequadas é indispensável para o escoamento da safra de soja. É um tal de olhar pro céu, acompanhar a previsão do tempo, colocar a máquina pra colher (ou esperar a hora certa), que representa um alívio para os produtores  ter a certeza que da “porteira pra fora” o grão vai seguir seu destino.

Quem aposta na receita “terra + trabalho + semente + insumo+ clima = resultado” sabe que agilidade neste momento tão delicado é essencial.  Presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Silvano Felipetto mostra que o excesso de chuva nos últimos dias tem trazido consequências nada agradáveis aos produtores.

Segundo ele, da safra estimada em 2.160.000 toneladas, só deve ser alcançado o volume de  1.900.000 toneladas, uma quebra de 12%. Até agora, Sorriso já colheu metade de sua produção.  “Até semana passada estávamos com 20 dias de tempo firme e agora estamos há seis dias com chuva direto”, informa o líder setorial, reforçando que a previsão é que a chuva permaneça nos próximos dias. Além de muita água na hora de tirar o grão da lavoura, a quebra também pode ser justificada pelo registro de doenças e anomalias na produção, que está alcançando uma produtividade média de 55 sacas/ hectare.

“Sabemos que é um processo que exige muita precisão, agilidade e assertividade, por isso, estamos sempre atentos a pontos que podem gerar problemas em nossas estradas, reforçando que ter tempo firme também é necessário para podermos avançar com ações de manutenção”, destaca o secretário de Transportes do Município, Leonir Capitânio.

No mês de janeiro, informa o adjunto da pasta, Emerson Farias, a Semtra concentrou esforços em vários pontos, como as regiões do Barreiro, São Luiz Gonzaga, Vale do Verde e da MT – 404. Ao todo, foram distribuídas quase 200 cargas de cascalho e construídos três desaguadores para garantir o escoamento das águas pluviais sem danificar estradas. “Intensificamos as ações preventivas no ano passado, atuando no levantamento de estradas com problemas recorrentes em anos anteriores e seguimos em alerta para garantir que o produtor possa ter a segurança de estradas em boas condições em todos os períodos do ano, em especial agora”, acrescenta.

Veja também

Porto Alegre fecha comportas de segurança para evitar inundação

Brasil registra mais de 244 mil empregos formais em março

Prefeitura e repartições municipais de Sorriso não terão expediente no feriado do Dia do Trabalhador

Sorriso: Bombeiros auxiliam mãe e bebê em parto em casa no Jardim Ocidental

Polícia Civil cumpre quatro mandados de prisão e buscas contra investigado por morte de funcionário em fazenda

Ministério Público de MT move ação civil pública para garantir meia-entrada na Exporriso 2024