MT: onça domesticada e criada como gatinho é resgatada em fazenda

Uma onça foi resgatada dentro da sede de uma fazenda a aproximadamente 140 km de Cáceres, nessa quarta-feira (2). O animal, de dois anos de idade, é dócil e foi criado pelo dono da fazenda desde que era filhote. A suspeita é que os pais do felino tenham morrido em incêndios no Pantanal.

Segundo o major Itamar Santos de Jesus, da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar de Proteção Ambiental, em Cáceres, a 217 km de Cuiabá, o resgate foi um pedido do dono da fazenda para que a onça fosse levada a um local adequado.

“Essa onça, segundo o fazendeiro, apareceu lá devido às queimadas e foi domesticada. Depois de certo tempo ela começou a matar os bezerros. Ela desaparecia, mas depois voltava”, explicou o major.

O felino, que chegou à fazenda com meses de vida, estava havia dois anos no local. Porém, preocupado com o seu bem-estar, o proprietário pediu apoio da Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente).

Onça levada a Goiânia

Para o resgate, a Sema enviou um veterinário para sedar o animal. Depois, ele foi levado para Goiás, onde ficará sob os cuidados da ONG NEX – No Extinction, que trabalha preservando grandes felinos da fauna brasileira.

Animal dócil

Nos vídeos é possível ver o momento em que o felino anda tranquilamente ao lado de policiais militares que ajudaram no resgate. As imagens também mostram o animal atendendo, na janela, ao ser chamado por um dos PMs.

 

galeria de imagens

Veja também

Governo de Mato Grosso é premiado com projeto de Monitoramento da qualidade do ar

Usina em Colíder: medida tardia revela omissão e mantém alerta, aponta MPMT

Polícia Civil deflagra operação contra cooperativas envolvidas com extração ilegal de minérios em MT

Defesa Civil de Sorriso mantém alerta para chuvas e ventos fortes no mês de outubro

Projeto Cultivar promove desenvolvimento humano entre agricultores familiares em Sorriso

Sema apresenta iniciativas que promovem desenvolvimento econômico, conservação e inclusão social