COMÉRCIO: Facmat defende medidas para reduzir efeitos negativos do coronavírus na economia

Em reunião com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, nesta terça-feira (17.03), o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat) e da Associação Comercial de Cuiabá (ACC), Jonas Alves, defendeu medidas urgentes pelo Governo do Estado para minimizar os efeitos do coronavírus (COVID-19) na atividade econômica e no emprego da população mato-grossense. 

Uma das alternativas sugeridas pelo presidente da Facmat ao secretário seria postergar o recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) das empresas para os próximos três meses, compromisso que neste momento está tirando o sono dos empresários, preocupados em conseguir honrar suas contas junto ao Estado e seus funcionários, com pagamentos de salários e obrigações trabalhistas.
“O momento é muito delicado e preocupante. Precisamos, juntamente com o Governo do Estado, estudar algumas medidas econômicas de benefício aos comerciantes. O Estado precisa ajudar os empresários, postergando o recolhimento do imposto e, quem sabe, parcelando a dívida na frente para conseguir manter a sobrevivência das empresas”, reforçou o presidente da Facmat. 

Outra sugestão defendida por Jonas Alves é o empenho do Estado em ajudar a resolver uma das medidas do pacote contra o efeito do coronavírus na economia, anunciado nesta segunda-feira (16.03) pelo Governo Federal. Entre as propostas está previsto o adiamento, por três meses, dos tributos federais contemplados no Simples Nacional. 

No entanto, explica o presidente da Facmat, isso é impossível, pois o Simples gera em uma única guia os impostos federais, estaduais e municipais. “Precisamos muito do auxílio dos Estados e dos Municípios com representação no Comitê Gestor do Simples Nacional a aderirem à medida, do contrário haverá uma inadimplência fiscal sem precedentes”, conclui. 
O secretário César Miranda se comprometeu a conversar sobre as medidas econômicas sugeridas pela Facmat com o governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, e dar um posicionamento à entidade. 

Também participou da reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT) o diretor da Facmat, Manuel Gomes.

COMUNICADO FACMAT – COVID 19

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (FACMAT) informa que está monitorando todas as informações referentes ao coronavírus (COVID-19) e, seguindo as recomendações dos órgãos oficiais de saúde para evitar a proliferação da doença, resolve cancelar o 1º Encontro de Presidentes marcado para a próxima sexta-feira (20.03).

Um dos objetivos da reunião com os presidentes e diretores das Associações Comerciais do Estado seria cumprir as obrigações estatutárias da FACMAT. O presidente Jonas Alves apresentaria ao Conselho Deliberativo as contas referentes ao exercício financeiro de 2019, com o fim de submetê-las à votação.

Dessa forma, o presidente da FACMAT, sustentado no evento de FORÇA MAIOR e, no inciso IV do art. 26 do seu Estatuto, comunica a todos os presidentes das Associações Comerciais e Empresarias do Estado, que após ocorrer o controle do quadro de saúde pública que vivemos, será marcada nova data para apresentação das contas referentes ao exercício financeiro de 2019 e demais deliberações.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal