Servidores do Tribunal de Justiça farão paralisação no dia 15 por melhor salário e jornada

Os servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso devem fazer uma paralisação de, pelo menos, um dia no próximo dia 15. A informação é do site Mídia Jur.

O movimento é por melhorias salariais e de condições de trabalho e jornada.

Segundo o portal, a manifestação é em protesto ao aumento de 100% no auxílio-saúde pago a juízes e desembargadores. Eles pedem que o auxílio-saúde esteja “pareado”, entre servidores e magistrados.

“Há mais de 20 anos, estamos sempre lutando para melhorar a tabela salarial. Nunca tem dinheiro… E como apareceu dinheiro tao rápido para dar o benefício aos magistrados?”, questionou Rodrigues ao Mídia Jur.

A paralisação é apoiada pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso (Sinjusmat), depois que servidores iniciaram um movimento de maneira autônoma, no começo do mês. Embora o sindicato que representa a categoria esteja apoiando a manifestação, seu presidente, Rosenwal Rodrigues, disse ao Mídia Jur que a paralisação foi uma iniciativa autônoma de servidores de algumas comarcas.

Para o sindicato, não há produtividade de juízes e desembargadores sem os servidores.

Os servidores reclamam que os magistrados têm recebido diversos benefícios, enquanto categorias como a dos técnicos seguem com baixos salários e verbas.

Uma tabela elaborada por um sindicato de Minas Gerais e divulgada entre os servidores mostra que o Judiciário de Mato Grosso tem o 25º pior salário para nível médio, e o 22º para nível superior.

Haveria também abusos com relação ao teletrabalho, instituído com horas adicionais e metas inatingíveis, e problemas no Sistema de Desenvolvimento de Carreiras e Remuneração (SDCR), que precisaria ser rediscutido.

Depois da paralisação, a categoria deverá fazer uma assembleia-geral e, a depender da negociação com a administração do Tribunal de Justiça, poderá ser deflagrada a greve geral dos servidores.

 

Veja também

5ª loja Martinello é inaugurada no centro de Sorriso

Rio Grande do Sul já registra 29 mortes por causa das chuvas e o número de desaparecidos chega a 60

Motoristas têm até 29 de maio para pagar IPVA 2024 com desconto de 10%

Porto Alegre fecha comportas de segurança para evitar inundação

Brasil registra mais de 244 mil empregos formais em março

Prefeitura e repartições municipais de Sorriso não terão expediente no feriado do Dia do Trabalhador