Núcleo da PM em Boa Esperança será reformado com recursos do Fumseg e mão-de-obra de reeducandos

Partilhar informações, buscar alternativas e viabilizar melhorias das condições de trabalho para os profissionais que integram as forças de segurança do Município. Em uma reunião na manhã desta sexta-feira (11 de fevereiro), representantes do Executivo, do Legislativo, de conselhos de segurança e da Polícia Militar (PM), discutiram formas para promover melhorias nas condições da sede do Núcleo da PM no Distrito de Boa Esperança.

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, expôs aos participantes a extensa agenda cumprida na capital do Estado no início da semana, quando solicitou ao coronel Carlos Eduardo Pinheiro Silva, subchefe do Estado-Maior Geral, mais efetivo para o Município, tanto para a sede quanto para o Distrito de Primavera, reforma e ampliação da unidade da PM no distrito de Boa Esperança e construção de uma sede própria para a Força Tática.

“Somos sensíveis a esta necessidade e muito gratos ao trabalho que a PM, assim como outras forças de segurança, executa em nosso Município, e estamos à disposição para buscar formas de atender a esta e outras demandas”, acrescenta o prefeito.

O secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura, expôs que, diante da urgente necessidade de intervenção na unidade de Boa Esperança, a saída para melhorar o ambiente e garantir um espaço mais agradável e adequado aos policiais que lá atuam vai ser utilizar mão-de-obra de pessoas que já estiveram à margem da lei. “Com recursos do Fundo Municipal de Segurança (Fumseg) e com o trabalho dos reeducandos que participam do projeto Mão Amiga, a reforma deve ter início assim que todo o trâmite for formalizado”, explica.

Tal parceria já vem trazendo resultados positivos na obra de reforma do refeitório do 12.º Batalhão da PM. O trabalho conjunto, com foco na solução de problemas e na promoção de um ambiente mais seguro, vai dar o tom do que deve ser desenvolvido para viabilizar a construção do quartel para a Força Tática. “Por meio da articulação com o Ministério Público, vamos buscar recursos de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) para viabilizar a obra”, destaca o major PM Victor Hugo, da Força Tática, complementando que o projeto do quartel está sendo finalizado.

“E é assim, com cooperação entre poderes constituídos e muito diálogo, que está nascendo uma nova sede para a Polícia Judiciária Civil (PJC), por exemplo”, reiterou o prefeito.

Comandante do 12.º Batalhão da PM em Sorriso, o tenente-coronel Jorge Almeida, acredita que o trabalho coletivo trará bons resultados. “Agradeço à Prefeitura, assim como à Câmara, por tudo que tem sido feito em prol da PM e tenho certeza que teremos êxito em mais estas ações, que a resultam e mais ânimo e motivação aos nossos policiais”, comenta, reforçando que a atuação do Ministério Público e dos conselhos de segurança, tanto o Comsep quanto o Conseg, é igualmente indispensável na conquista destes avanços.

Também participaram da reunião o major PM Inácio; o presidente do Conseg, Gilvano de Ávila; o presidente do Comsep, Paulo Pereira; o presidente do Legislativo, Leandro Damiani; os vereadores Iago Mela, Diogo Kriguer; Rodrigo Machado, Zé da Pantanal e Wanderley Paulo.

Veja também

Azul inicou venda de passagens para nova rota entre Sorriso e Campinas

RGA de 4,26% vai gerar impacto de R$ 1 bilhão aos cofres públicos em 2026

Tiago Muniz subprefeito do distrito de Primavera fala sobre o primeiro semestre de sua gestão

Instituições receberam mais de R$ 380 mil por meio do Nota MT em 2025

Ano eleitoral encurta agenda e empurra projetos estratégicos do Congresso para 2026

Presidente da Câmara avalia 2025 como ano de avanços e maturidade do Legislativo em Sorriso