Após decisão do governo, Energisa comunica redução do ICMS para consumo entre 251 e 500 kWh em MT

A conta de luz vai chegar mais barata aos mato-grossenses para a faixa de consumo entre 252 e 500 kWh. A Energisa – concessionária que distribui energia elétrica no Estado já está comunicando os clientes sobre a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas faturas deste mês.

A Lei Complementar nº 708/2021, do Governo de Mato Grosso, reduziu a alíquota do ICMS para diversos setores e é o maior pacote de redução de impostos do país. Conforme o comunicado, foram beneficiados os consumidores residenciais, com consumo entre 251 e 500 KWh (25% para 17%) e com consumo acima de 500 kWh (de 27% para 17%).

Os consumidores rurais com consumo acima de 1000 kWh, terão redução de 20% para 17%. Já os setores industrial e comercial, em todas as faixas de consumo, terão redução de 27% para 17%.

Segundo o governo do Estado, a redução dos impostos foi possível graças às medidas adotadas pela atual gestão, desde 2019, que consertaram o caixa de Mato Grosso, trouxeram o equilíbrio fiscal e permitiram que o Governo saltasse de Nota C para Nota A no Tesouro Nacional.

A medida está em vigor desde o dia 1° de janeiro deste ano. Além da energia elétrica, o governo também baixou o imposto da gasolina (de 25% para 23%), do diesel (de 17% para 16%), dos serviços de comunicação, como internet e telefonia (de 25% e 30% para 17%), do gás industrial (de 17% para 12%) e do uso do sistema de distribuição da energia solar (de 25% para 17%).

Com o pacote de redução de ICMS, o governo de Mato Grosso vai deixar de arrecadar cerca de R$ 1,2 bilhão por ano, valor que permanece no bolso dos contribuintes.

Veja também

Politec lança sistemas para consulta a informações sobre o serviço de emissão de carteira de identidade nacional

Homem tenta matar ex-mulher, reage abordagem da PM e acaba morto

Mulher perde controle e capota carro na MT-242; duas crianças estavam no veículo

Duas crianças são resgatadas e pais presos por tráfico de drogas em Sorriso

Psicólogos orientam pais e responsáveis sobre cuidados com crianças durante as férias

CCPI Sorriso encerra atividades do ano com orientações sobre direitos dos idosos