Madeira transportada de forma irregular é apreendida pela PRF em MT

Na madrugada dessa quarta-feira (23.02), na cidade de Pontes e Lacerda/MT, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal abordou uma combinação de veículos, a qual estava carregada com madeira.

Durante o procedimento de fiscalização, foi solicitado ao condutor a documentação da carga, a DOF (Documento de Origem Florestal) ,as guias florestais exigidas para o transporte de madeira e as notas fiscais correspondentes. Após a análise dos documentos, constatou-se que estavam dentro do prazo e o veículo fazia a rota autorizada, porém o volume da carga divergia da quantidade registrada na documentação.

Conforme medição realizada pela equipe da PRF, chegou-se a 38,4 m³ de madeira, mas a DOF autorizava apenas a quantidade 28,47 m³, havia um excesso de mais de 9 m³. Tal divergência invalida o DOF, de acordo com o art. 48 da Instrução Normativa (IN) nº 21/2014 do IBAMA, alterada pela IN nº 9/2016, a qual define que “O Documento de Origem Florestal será considerado inválido para todos os efeitos quando forem verificadas ,durante o transporte: I – QUANTIDADE/VOLUME ou espécie de produto transportado diferente do autorizado/declarado, quando excedidos os limites previstos no § 2º do art. 41 e no art. 53;”.

Diante dos fatos, a empresa emissora do DOF e o destinatário da madeira, o transportador, o tomador do serviço, e o condutor do veículo foram enquadrados no art. 46 da Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), em tese, por “Transportar, adquirir, vender madeira sem licença válida”, e no art. 47 do Decreto Federal nº 6.514/2008.

O condutor do veículo prestou compromisso de comparecimento em juízo e foi liberado. O veículo e a carga estão à disposição do Ministério Público e Poder Judiciário de Pontes e Lacerda para providências cabíveis.

Veja também

Ex-companheiro é preso após tentativa de feminicídio no bairro União

Casal é preso na Avenida Porto Alegre após furtar produtos de três lojas

Operação Tolerância Zero resulta em prisão e apreensão de armas e drogas em Sorriso

Vigia Mais MT auxilia na prisão de 158 procurados da Justiça em Mato Grosso

Senado aprova redução da pena de condenados em trama golpista

Homem tenta mantar esposa com golpes de tesoura