Reunião debate pontos do Plano Municipal de Turismo

Ontem (24) a noite foi dedicada ao turismo de Sorriso. Isso porque teve continuidade o debate sobre o Plano Municipal de Turismo; o encontro foi aberto ao público e conduzido pelo Conselho Municipal de Turismo de Sorriso (COMTURS). E as estratégias e pontos desenvolvidos até então foram apresentados neta manhã (25) para o prefeito Ari Lafin.

Tatiana Fernandez, representante da empresa responsável pelo diagnóstico do turismo local, pontuou que Sorriso tem uma ótima estrutura física com a rede de hotéis e restaurantes. “Também levantamos que a ocupação hoteleira é constante, com 80% dos leitos em ocupação contínua”, diz. “O Município já tem como característica o agronegócio e já tem fomentado a imagem do turismo de negócios”, frisa.

Segundo Tatiana, como há um grande número de empresários de todo o país que visitam o Município, uma das possibilidades seria incluir pequenas visitas monitoradas ao ar livre, como em fazendas modelo. “São pequenas visitas cujo tempo de duração precisa se encaixar na programação pré-existente do visitante que muitas vezes é um alguém a trabalho”; explica. Tatiana salienta que Sorriso tem várias possibilidades que podem ser exploradas. “Aqui já temos artesanato por exemplo, e é um artesanato com requinte. Há várias possibilidades para o turismo”, reforça.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Oliveira, o Município ainda tem muitas demandas a serem pontuadas; mas, já é visível que Sorriso é um lugar ideal para conciliar a prática de negócios ao turismo de eventos.

Para o prefeito Ari Lafin, “estamos vivendo um momento propício para esse debate Queremos fomentar o turismo ecológico e de negócios e as entidades têm que estar dentro desse processo. O setor público deve agir, mas sempre com o apoio da iniciativa privada. Aqui estamos construindo esse processo de maneira conjunta”, ressalta.

O trabalho em desenvolvimento conta com o apoio do Sebrae.

COMTURS

O COMTURS é formado por representantes de áreas ligadas a hospedagem, agências de viagens, eventos, lazer e poder público, e tem como objetivo assessorar a Administração Municipal nos temas referentes ao turismo e proporcionar condições de desenvolvimento da atividade turística junto a sociedade civil de Sorriso.

Veja também

Pesquisadores brasileiros criam teste rápido para bebidas adulteradas

Corpo de Bombeiros homenageia militares pioneiros da corporação em Mato Grosso

Centro de inovação leva transição energética para dentro de indústria

CPMI do INSS ouve ex- dirigentes de associação e conselho nessa segunda-feira

Sorriso: homem é encontrado morto ao lado de caminhão

Governo de MT entrega casas para famílias em situação de vulnerabilidade em Lucas do Rio Verde