Mais de 80 maquinários são apreendidos em garimpo ilegal em MT

As equipes que atuaram na Operação Alfeu V apreenderam e destruiu pelo menos 84 maquinários, entre escavadeiras, geradores, motores estacionários e moinhos de pedras, na ação que foi realizada entre o sábado (19/03) e a quarta-feira (23/03), para desocupar o garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé.

Segundo a Polícia Federal, as ações policiais na Terra Indígena Sararé continuarão para reprimir crimes ambientais e a extração ilegal de minérios. A operação resultou na retirada ou destruição de sete escavadeiras (PC), 40 motores estacionários, 22 moinhos de pedra, 15 geradores barracas e diversos outros materiais utilizados no garimpo.

A operação Alfeu V é realizada pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército Brasileiro, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI). Mais de 100 agentes públicos atuaram na ação, incluindo o uso de aeronaves e embarcações.

A Terra Indígena Sararé, localizada entre os municípios de Conquista D´Oeste, Nova Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade, no Estado do Mato Grosso. Indígenas da etnia Nambikwara são pressionados há 30 anos por garimpos ilegais de ouro em suas terras.

Veja também

Ex-companheiro é preso após tentativa de feminicídio no bairro União

Casal é preso na Avenida Porto Alegre após furtar produtos de três lojas

Operação Tolerância Zero resulta em prisão e apreensão de armas e drogas em Sorriso

Vigia Mais MT auxilia na prisão de 158 procurados da Justiça em Mato Grosso

Senado aprova redução da pena de condenados em trama golpista

Homem tenta mantar esposa com golpes de tesoura