Inscrições para escolha de conselheiros tutelares em Sorriso estarão abertas a partir de amanhã

O edital de convocação para o processo de escolha de membros do Conselho Tutelar de Sorriso, destinado a eleger suplentes para mandato tampão no período 2022/2024, foi publicado ontem (28) pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O certame seguirá as etapas eliminatórias de inscrição e apresentação dos documentos exigidos; prova de conhecimentos específicos; avaliação psicológica; e processo de escolha.

Conforme o edital, os interessados em concorrer ao cargo devem se inscrever no site da Prefeitura de Sorriso, https://site.sorriso.mt.gov.br/, no período de 30 de março a 10 de abril. Ao realizar a inscrição, o candidato deverá apresentar a documentação exigida, sob pena de indeferimento da candidatura.

O exame de conhecimentos específicos ocorrerá no dia 01 de maio (domingo) e consistirá em prova de caráter eliminatório. O candidato aprovado no exame passará pela avaliação psicológica, que iniciará no dia 11 de maio, em local a ser divulgado.

De acordo com a presidente do CMDCA de Sorriso, Joeli Gomes da Silveira Machado, é de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos referentes ao processo de escolha dos conselheiros tutelares. “É importante que os interessados se atentem aos prazos e a documentação necessária”, explica.

Processo de escolha

A escolha dos membros do Conselho Tutelar será no dia 19 de junho de 2022, das 08h às 17h. Os novos membros serão escolhidos mediante o sufrágio universal, direto, secreto e facultativo.

Ao final do processo, a Comissão Organizadora encaminhará relatório ao CMDCA, que divulgará no Diário Oficial ou em meio equivalente, relatório de votação por candidato, para formação da lista de suplentes, em ordem decrescente. A publicação oficial dos eleitos ocorrerá no dia 20 de junho.

A capacitação deverá ocorrer até 15 dias após o processo de escolha e a posse acontecerá conforme a demanda, na ordem de classificação de suplentes.

No edital é possível verificar todas as informações referentes ao processo, inclusive quais são os requisitos básicos exigidos para o exercício da função e as atribuições de um conselheiro tutelar.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal