Sorriso: secretário afirma que leis em relação a animais abandonados são rigorosas

A afirmação foi feita em entrevista ao programa A Voz do Povo na manhã desta sexta-feira (01-04), nos estúdios da Sorriso FM. Junto com o secretário Marcelo Lincoln, de Agricultura e Meio Ambiente o programa ouviu a Presidente da Ong Focinhos Carentes, Andressa Seco.

Ao longo da semana o site R9News manteve no ar enquete indagando o que a população pensa do problema envolvendo animais soltos nas ruas.

A motivação para a enquete veio da população sorrisense em participações no quadro Fala Cidadão durante a Voz do Povo. Muitas tem sido as reclamações em relação ao aumento no número de animais soltos pelas ruas da cidade.

Em relação à enquete, que tinha então resultado parcial apontando para a necessidade de leis mais severas, o secretário afirmou que a lei já existe e que é punitiva. “Qualquer pessoa que maltrata um animal responde criminalmente. Quando você adota um animal, precisa lembrar que o filhote vai crescer, pode ficar doente e vai gerar custo. Mas, é uma vida de que estamos tratando. As leis são rigorosas e nosso trabalho de conscientização é incansável no sentido de que as pessoas tenham cuidados com os animais, porque as penas podem levar até a detenção”.

Ele garante que há uma equipe de fiscais atentos para atender de forma rápida e ágil as denúncias. “Claro que não estamos em todos os lugares, mas é com este olhar que são orientados nossos fiscais que devem imediatamente chamar a polícia, se for o caso”, destaca Lincoln.

A presidente da Ong Focinhos Carentes discorda da opinião do secretário em relação à efetividade da fiscalização. “Acho que deixa a desejar aqui, porque eu mesma já fiz denúncias lá e não fui atendida. Chegam para nós também muitas reclamações neste sentido. Eu sei que não é fácil, por isso, oriento a população a cobrar mais dos setores responsáveis esta fiscalização, para ver o que pode ser melhorado”, disse.

CHIPS

Em relação aos animais que têm sido recolhidos das ruas, estão sendo implantados chips de identificação e organizados os dados de quem fizer a adoção. Segundo o secretário Marcelo Lincoln, são recolhidos cães e gatos em situação de vulnerabilidade ou feridos, os quais são tratados, castrados e posteriormente ficam à disposição para adoção nas feiras que acontecem em frente à Prefeitura todas as sextas-feiras.

Castração

Em parceria com a Ong Focinhos carentes o município tem ofertado este serviço. Neste ano está prevista a realização de mais de 370 castrações. “Não conseguimos realizar este problema sozinhos. Precisamos da comunidade”, destaca Lincoln. Andressa Seco reforçou também durante a entrevista que falta conscientização das pessoas em relação aos cuidados necessários com os animais.

Denúncias

Quem precisar efetuar denúncias pode entrar em contato com o NIF (153), ou na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, através do telefone 3545–8353, ou ainda junto à Polícia Militar no 190.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal