Receita Federal prorroga prazo para entrega do Imposto de Renda até 31 de maio

Os contribuintes ganharam mais tempo para acertar as contas com o Leão. A Receita Federal prorrogou para 31 de maio o prazo de entrega da declaração do IR (Imposto de Renda). A resolução com as novas datas foi publicada nesta terça-feira no DOU (Diário Oficial da União).

A entrega da declaração do IR começou em 7 de março. Quem não cumprir o prazo deverá pagar multa de 1% ao mês sobre o valor do Imposto de Renda devido. Mais de 34 milhões de contribuintes que receberam, ao longo do ano passado, rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 precisam entregar a declaração.

Ela pode ser enviada via computador, no endereço gov.br/receitafederal, ou por tablets e smartphones, acessando o aplicativo “Meu Imposto de Renda”.

Restituição
As restituições do Imposto de Renda deste ano serão em cinco lotes. Os pagamentos começam em 31 de maio, o primeiro lote, seguindo a ordem de prioridade estabelecida em lei, e vão até 30 de setembro, quando será pago o quinto lote. Os contribuintes que enviarem a declaração primeiro receberão a restituição também nos primeiros lotes.

Neste ano, o contribuinte pode informar sua chave Pix para recebimento da restituição. No entanto, essa chave precisa ser, necessariamente, o CPF da pessoa. Número de celular, email e chaves aleatórias não serão aceitos.

A opção de crédito em conta-corrente e poupança segue valendo. Quem tem imposto a pagar poderá parcelar o acerto em até oito vezes, e o pagamento também poderá ser feito via Pix.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Caminhoneiro morto em acidente na BR 163 em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento