Sorriso vai oferecer cursos gratuitos para qualificação de mão-de-obra

O assunto foi abordado em entrevista concedida ao programa A Voz do Povo na Sorriso FM nesta 4ª-feira (06-04), pelo Secretário de Desenvolvimento Cláudio Oliveira junto com o Coordenador da Sala do Empreendedor, Leonardo Kozak.

A ação integra o programa Desenvolve Sorriso lançado há cinco anos, que investirá em 2022 R$ 300 mil reais em cursos de formação e capacitação no município.

Pesquisas apontam que atualmente Sorriso tem déficit de mão-de-obra em pelo menos 36 profissões. Entre estas, destaque para os setores de construção civil, com pedreiro, mestre de obras e outros; panificação e de forma geral auxiliar de produção, babá, barbeiro, doméstica, manicure, recepcionista, atendente e camareira, entre outros.

Segundo Cláudio Oliveira, a chegada de novas empresas em Sorriso traz à tona preocupações em relação à falta de profissionais preparados para atuar no mercado. “Não só quem quer entrar no mercado, mas também quem está atuando e precisa se qualificar pode se beneficiar dos cursos que serão ofertados. As vagas serão divididas: 50% para quem está procurando trabalho e 50% para quem está trabalhando e precisa se qualificar”, explica.

A pesquisa das maiores demandas vai apontar quais cursos serão ofertados primeiro à comunidade sorrisense. “Pedimos que fiquem atentos para estas vagas que oportunamente anunciaremos”, destaca o secretário.

Além do projeto Capacitar, que oferta cursos e treinamentos para profissões específicas, o programa conta com a Sala do Empreendedor. Em atuação conjunta com o SEBRAE é oferecida a capacitação para empresários e colaboradores e também o acompanhamento das empresas. “As ações já iniciaram, com palestras realizadas no mês passado e no dia 04 de abril com o tema atendimento ao cliente. Teremos ainda palestra com Geraldo Rufino em maio, treinamentos em gestão financeira e gestão de pessoas, técnicas em vendas, atendimento ao cliente e planejamento estratégico ao longo do ano. Os interessados podem entrar em contato com a Secretaria para aproveitarem a oportunidade”, explica Cláudio Oliveira. Contato pode ser feito nos telefones: 3545-8381 ou 3545-8384.

O Coordenador da Sala do empreendedor, Leonardo Kozak, ressaltou a importância das ações. “Nós estamos com o suporte para a Secretaria na parte técnica. Fazemos o trabalho de recepcionar estes empresários e profissionais onde temos esta demanda, para melhorar estes números. Trabalhamos em parceria também com o Desenvolve MT para ofertar o crédito. Visitamos também as empresas e o que queremos é buscar soluções para resolver o problema dos empresários e dos profissionais”, disse.

Turismo

Na entrevistam, o Secretário Cláudio Oliveira falou também sobre o turismo, que nesta semana conseguiu certificação importante.

O município conseguiu chegar à categoria B dentro do mapa do turismo, comparada hoje a Cáceres e ao Pantanal. Em Sorriso a atração é o turismo de negócios. “Temos também belezas naturais, mas o objetivo é esse turismo de negócios atraindo empresários.  Nós precisamos movimentar o turismo em Sorriso. Para isso tivemos que trabalhar muito na efetivação desta presença de Sorriso no mapa turístico. Estamos agora com a situação regulamentada, podendo receber também recursos estaduais e federais para fomentar o turismo. Movimenta a parte de hotelaria, bares e restaurantes e também movimenta a parte de negócios. Muitas vezes turistas vem, acabam gostando e fazem investimentos”, explica Cláudio Oliveira.

 

Veja também

Atleta sorrisense é convocada para representar o Brasil em competição universitária na Rússia

Prazo para regularização do título de eleitor termina 4a-feira (08)

Sorriso se prepara para receber o circuito Aprosoja com palestra de Richard Rasmussen

Senador destaca assinatura de desembargo ambiental e esforços para população atingida pelas enchentes

Naturólogo e Farmacêutico destaca os benefícios dos medicamentos fitoterápicos

Prefeito fala sobre investigação do MP: “dinheiro era para grupo de amigos fazer confraternizações”