STF nega recurso a delegada que fez esquema com produtos piratas apreendidos

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou recurso e manteve a perda do cargo público da delegada da Polícia Civil, Anaíde Barros de Souza, pelo crime de improbidade administrativa. A decisão é desta quarta-feira (13).

Em 2012, Anaíde foi condenada por improbidade administrativa oferecer e cobrar vantagem indevida durante apreensão de produtos piratas. Após apreensão dos produtos, ela montou um esquema para ajudar empresário de Rondonópolis (a 212km de Cuiabá). Assim, sofreu a perda do cargo em 2019. Na época, estava lotada na Delegacia Especializada do Adolescente, em Cuiabá.

A ex-delegada ingressou com recurso em março, após o Tribunal de Justiça ter negado outro recurso. Conforme o documento, a ex-delegada apresentou recurso em face de decisão da segunda instância do Tribunal de Justiça.

Na ocasião, o relator, desembargador Márcio Vidal, descartou ofensa aos princípios da razoabilidade e proporcionalidade e considerou condizente a pena aplicada pelo juízo singular.

Em sua decisão, o ministro Lewandowski afirma que a alegação da defesa não tem fundamentação. “A pretensão recursal não merece acolhida. Verifico, de início, que a recorrente, apesar de afirmar a existência de repercussão geral no recurso extraordinário, não demonstrou as razões pelas quais entende que a questão discutida nestes autos seria relevante sob o ponto de vista econômico, político, social ou jurídico, e que ultrapassaria os interesses subjetivos do processo. A mera alegação de existência do requisito, desprovida de fundamentação adequada que demonstre seu efetivo preenchimento, não satisfaz a exigência prevista no art. 1.035, § 2°, do Código de Processo Civil”, alega ele.

O caso

De acordo com a denúncia do Ministério Público  Estadual (MPE), em 7 de dezembro de 2005, uma equipe policial apreendeu CDs, DVDs e bolsas falsificadas em duas bancas do Shopping Popular de Rondonópolis, conhecido como “Camelódromo”.

Os produtos pertenciam ao comerciante, que procurou a delegada durante o plantão na noite daquele dia. Os dois conversaram por “algumas horas, fato presenciado por várias pessoas”. A delegada teria orientado o “amigo” a comprar produtos idênticos aos apreendidos, mas da marca original, numa tentativa de “ajudar” o homem.

Além da perda do cargo, a delegada e o camelô foram condenados à suspensão dos direitos políticos por três anos, à proibição de contratar com o Poder Público pelo mesmo período e também ao pagamento de uma multa de R$ 20 mil.

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC