Mato Grosso registra maior crescimento no consumo de energia elétrica do país em março

O consumo de energia elétrica em Mato Grosso aumentou 10% em março, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados preliminares da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica — CCEE. Foi a maior taxa do país, seguida por Rondônia (9%) e Goiás (7%).

No estado, foram consumidos 1.254 megawatts médios e a maior parte, quase 80%, foi utilizada pelo mercado regulado, que atende pequenas empresas, o comércio e as residências. A demanda desse segmento também avançou 10% na comparação anual, resultado de temperaturas mais elevadas na região, que estimularam, por exemplo, maior uso de ventiladores ou aparelhos de ar-condicionado.

O restante foi destinado ao mercado livre, que fornece energia elétrica para a indústria e grandes empresas, como shoppings e redes de varejo. Quase todos os 15 ramos de atividade econômica monitorados pela CCEE na região aumentaram a demanda no último mês, com destaque para os setores de serviços (41%), comércio (27%) e minerais não-metálicos (22%).

Apenas os segmentos de metalurgia e de veículos tiveram recuo, de 6% e 3%, respectivamente.

Sobre a CCEE

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE é responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no país, garantindo a segurança e o equilíbrio financeiro deste mercado. A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos, mantida pelas empresas que compram e vendem energia no Brasil. O papel da CCEE é fortalecer o ambiente de comercialização de energia – no ambiente regulado, no ambiente livre e no mercado de curto prazo – por meio de regras e mecanismos que promovam relações comerciais sólidas e justas para todos os segmentos do setor (geração, distribuição, comercialização e consumo).

Veja também

5ª loja Martinello é inaugurada no centro de Sorriso

Rio Grande do Sul já registra 29 mortes por causa das chuvas e o número de desaparecidos chega a 60

Motoristas têm até 29 de maio para pagar IPVA 2024 com desconto de 10%

Porto Alegre fecha comportas de segurança para evitar inundação

Brasil registra mais de 244 mil empregos formais em março

Prefeitura e repartições municipais de Sorriso não terão expediente no feriado do Dia do Trabalhador