Sorriso: Prefeitura não atenderá pedido de ganho real no salário dos servidores

A reunião aconteceu na manhã desta terça-feira (19-04), com resultado decepcionante para o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais Leocir Faccio.

Segundo ele, as negociações não avançaram, porque o município segue oferecendo 10.16% para os servidores em geral e 12% para os professores, com incidência a partir de maio. “A administração precisa olhar todo o orçamento, todas as despesas. O município já concedeu 10% de reajuste para os servidores em janeiro de 2022 e agora para maio, é mais 10.16% além do vale alimentação concedido também a partir de janeiro deste ano. Analisando todos os números apresentados pela Secretaria de Fazenda, é o que temos condições de conceder”, afirma o secretário de administração Estevam Calvo.

O sindicato alega o aumento expressivo no custo de vida para pedir índice de 14% para os servidores e 16 % para os professores. “Só este ano houve 25% de aumento nos combustíveis em um dia. Agora está aumentando em mais de 20% a energia. O custo de vida está muito elevado para os trabalhadores em geral. Até maio vai somar mais ou menos 6% de inflação só este ano. Estamos pedindo um pequeno ganho real para os servidores”, afirma o presidente.

Ele disse ainda que o Município de Sorriso tem previsão de arrecadar 40% a mais neste ano e que hoje, apenas em torno de 38% está sendo gasto com a folha, gasto que a lei permite chegar a 54%. “Tem todo um cenário econômico, político e também social, possível. Mas eles sentaram em cima deste índice e não mudaram. Esperávamos com expectativa. A administração pediu mais tempo. Já era para ter acontecido esta discussão. Saímos decepcionados desta reunião, porque tínhamos expectativas de que a administração ia se sensibilizar. Temos números que comprovam que é possível o que estamos propondo”, afirma.

A proposta da Prefeitura deverá ser discutida pelos servidores em Assembleia. (Colaboração: Joca de Souza e Douglas Calixto). 

Estevam Calvo destaca que não é possível atender a reivindicação do Sindicato.

 

 

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal