Sorriso: Polícia Federal deflagra Operação Mãe-Terra contra crime de importação e comercialização ilegal de agrotóxicos

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (09/05/2022) a operação Mãe-Terra, e cumpre quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Sinop/MT, em endereços residenciais e comercial localizados nos Municípios de Sorriso/MT e Lucas do Rio Verde/MT. O objetivo é colher provas para instruir o Inquérito Policial instaurado para apurar a prática do crime de importação e comercialização ilegal de agrotóxicos de origem estrangeira.

As investigações iniciaram a partir de denúncias que apontavam um dos suspeitos como um dos principais contrabandistas de agrotóxicos de Sorriso-MT e região. Além disso, em fiscalizações realizadas pelo MAPA, já foram identificados agrotóxicos ilegais em propriedades rurais atribuídas aos investigados.

Informações obtidas pelo COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) confirmaram a existência de grande movimentação bancária suspeita na conta dos investigados. A partir de informações obtidas com a quebra de sigilo bancário autorizada pela Justiça Federal, foi possível identificar que os suspeitos de comercializar fertilizantes ilegalmente importados movimentaram, em apenas dois anos, R$ 154 milhões de reais, dos quais, grande parte, sem identificação de origem e destino, e também, para pessoas que já responderam pelo crime de transporte e uso ilegal de defensivos agrícolas.

As investigações objetivam determinar quem são os fornecedores nos países fronteiriços, a estrutura logística utilizada para o transporte, e os destinatários. Os suspeitos poderão responder pelos crimes previstos nos artigos 56 da Lei 9.605/98, com pena de 01 a 04 anos de reclusão, e multa, e art. 15 da Lei 7.802/89, com pena de 02 a 04 anos de reclusão, e multa, dentre outros crimes que serão apurados no curso das investigações.

galeria de imagens

Veja também

Homem é preso com arma de fogo escondida em veículo durante abordagem policial

Sorriso: Polícia Militar reforça policiamento com deflagração da Operação Aquilae IX

Polícia Civil prende homem investigado por estupro de vulnerável de três crianças em Sinop

Polícia Civil apreende 1,1 tonelada de maconha em Várzea Grande

PJC prende dois suspeitos em caso de desaparecimento e homicídio em Sorriso

Gefron apreendeu 18,4 toneladas de entorpecentes; prejuízo ao crime organizado foi de R$ 428 milhões