Uma das máximas do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung é a de que “quem olha para fora, sonha, mas quem olha para dentro, desperta”. E foi esse “sacode” que o palestrante Geraldo Rufino deu em muita gente nesta quinta-feira (19 de maio). O empreendedor, que é também escritor e fundador da JR Diesel, a maior recicladora de caminhões da América Latina, foi trazido a Sorriso por meio do programa “Cidade Empreendedora e Sustentável”, do Sebrae, viabilizado em parceria com a Prefeitura.
“Eventos assim reforçam ainda mais o caráter empreendedor de nossa população, que, em menos de 40 anos, consegui transformar Sorriso na terceira economia de Mato Grosso”, comenta o prefeito Ari Lafin, que recebeu, nesta semana, do Sebrae, o troféu “Prefeito Empreendedor” justamente na categoria “Sala do Empreendedor”.
“Por meio do Cidade Empreendedora e Sustentável, buscamos, junto ao Sebrae, tornar ainda mais dinâmica nossa economia, e estamos focados em potencializar as empresas locais, contribuindo na preparação de nossos empresários para participar, cada vez mais, das licitações da Prefeitura”, informa o secretário de Desenvolvimento Econômico, Claudio Oliveira.
Justamente este foi o tema que abriu a palestra de Rufino. Júlio Henrique Prior, do Sebrae, destacou, por meio de um estudo elaborado pela instituição, que há muitas oportunidades que os empreendedores locais estão deixando passar, muitas vezes por dificuldades em compreender o processo licitatório, por exemplo.
“Irritantemente feliz”, Rufino trouxe, com enorme bom-humor, sensibilidade, franqueza e assertividade, inspiração a empreendedores, empresários, servidores públicos e demais pessoas que conferiram sua história e sua forma de encarar a vida, seus desafios e oportunidades, como quando, não só fez uma limonada com os limões que a vida lhe deu, como aprendeu a vender o excedente depois que acabou o açúcar para a limonada.
À noite, com a participação da ACES e CDL, cerca de 700 pessoas conferiram a performance do ex-catador de latinhas, que também palestrou aos servidores públicos municipais no período da tarde. “Tem pedra no caminho? Faça um degrau”, parafraseou ele, lembrando que um dos segredos para a felicidade é ter simplicidade e aprender a ouvir. Ouvir, principalmente as mulheres, em especial a mãe. “Mesmo que sejam os genes que herdou dela”, ensinou.