Vereador quer texto informativo nos carnês do IPTU sobre o direito à isenção do imposto

Informar à população sobre os grupos que tem direito à isenção do pagamento do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) é o objetivo do vereador Diogo Kriguer (PSDB) ao solicitar que a Prefeitura de Sorriso traga tais informações impressas junto ao carnê do imposto.

“Apesar do direito à isenção do IPTU ser de conhecimento de muitos, ainda temos uma grande parcela de contribuintes que poderiam gozar deste benefício, pois se enquadram nos requisitos para isenção, no entanto, diante da carência de informação, não aderem e acabam efetuando o pagamento. Por isso, estamos pedindo que haja um texto informativo impresso nos carnês do IPTU”, explica o parlamentar.

Segundo Kriguer, a ampliação na publicidade dos requisitos exigidos para a concessão do benefício da isenção do IPTU, permitirá que, de fato, todos os contribuintes tomem conhecimento dos direitos, democratizando a informação.

QUEM TEM DIREITO À ISENÇÃO?

Pessoas portadoras de doenças como câncer, AIDS, Parkinson e Alzheimer, aposentados, pensionistas e portadores de deficiência física ou mental que incapacite para o trabalho. Estão também isentos do pagamento do IPTU as pessoas que completaram 65 anos até o dia 31 de dezembro do ano passado.

Por meio da Lei 2940/2019, o a isenção do IPTU também foi estendida aos proprietários de imóveis que adotarem crianças. Para tanto, é preciso estar com o processo concluso ou a guarda definitiva.

Veja também

Governador Mauro Mendes vem a Sorriso e Sinop para agenda com obras, vistoria na BR-163 e Congresso do Agro

Senado aprova mudanças na Lei da Ficha Limpa e unifica inelegibilidade em oito anos

Vereadores rebatem acusações e emitem nota conjunta de esclarecimento

Governo de MT e deputada Edna fecham acordo para criar comissão especial do feminicídio na AL

Audiência sobre ação que apura suspeita de compra de votos em campanha de 2024 é adiada novamente em Sorriso

Municípios reclamam apoio técnico para universalizar saneamento básico