A Voz do Povo: médico ftalmologista alerta para o risco de cegueira causada pelo Glaucoma (vídeo)

A campanha Maio Verde visa alertar para a prevenção ao Glaucoma no mundo. E, nesta quinta-feira, 26 de maio, é celebrado o Dia nacional e dia Internacional de Prevenção ao Glaucoma.

Sobre o assunto, o médico oftalmologista Dr. João Matos falou ao programa A Voz do Povo nesta quarta-feira (25-05).

Segundo ele, o Glaucoma atinge números alarmantes. “No mundo temos mais de 80 milhões de pessoas que são cegas total ou parcialmente por causa do Glaucoma. No Brasil passamos de um milhão. Como a maioria das pessoas não sabe, estes números são muito maiores. O grande problema é que o Glaucoma é silencioso. As lesões aparecem só 10 anos depois. A população que é desassistida, acaba não descobrindo a doença. E só se descobre procurando. A cada dia descobrimos novas pessoas que tem hipertensão intraocular e que vão ter lesões glaucomatosas irreversíveis no futuro”.

Segundo o médico, se não for medida a pressão intraocular, não há como descobrir a doença. “O Glaucoma não é só causado pelo aumento da pressão intraocular. Então, é preciso descobrir se há pressão alterada. Mas, existem pessoas com pressão normal e que acabam desenvolvendo Glaucoma. Há uma série de lesões que acontecem e podem levar à cegueira, que é irreversível. É diferente de uma catarata que se pode recuperar. E a pessoa vai perdendo a visão da periferia para o centro”, explicou.

A melhor forma para manter a saúde dos olhos, prevenindo a ocorrência das lesões que podem levar à cegueira, é fazer o exame completo dos olhos anualmente. “Não é uma consulta apenas para ver o grau dos óculos. Existe uma culpa do governo por não dar assistência a todos. Existe culpa da população que acredita que um exame oftalmológico se resume a ver o grau dos óculos. Há uma série de outros problemas que precisam da atenção. Se todas as pessoas fizessem avaliação oftalmológica anual, 75% dos casos de cegueira não teríamos”.

Vídeo da notícia

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Jucélia Ferro revela detalhes sobre comemoração do aniversário da cidade