Restos mortais do primeiro bispo de Sinop são trasladados e sepultados na cripta na Catedral

Sinop teve, neste domingo de manhã, um momento histórico com o traslado do corpo do primeiro bispo de Sinop, do cemitério até a cripta dos bispos na Catedral Sagrado Coração de Jesus.

Sobrinhos, primos e demais familiares de Dom Henrique acompanham a carreata, tendo caminhão do Corpo de Bombeiros à frente, que passou por avenidas e com uma parada em frente a matriz Santo Antônio que, no início da criação da diocese, foi sede da Mitra Diocesana.

Em seguida, a procissão seguiu até a Catedral onde foi celebrada missa de Ação de Graças pela vida de Dom Henrique, presidida pelo bispo diocesano Dom Canísio Klaus, que enalteceu a grande liderança religiosa exercida por Dom Henrique ao criar a Mitra Diocesana de Sinop, novas paróquias e sua grande importância pela expansão da Igreja Católica em dezenas de cidades da região Norte. A catedral estava lotada e diversas lideranças, como o prefeito Roberto Dorner, participaram.

Os procedimentos de traslado do corpo do bispo foram feitos pela Funerária Luz e Vida. Dom Henrique é o primeiro bispo a ser sepultado na cripta da catedral. O padre jesuíta João Salarini, que foi um dos idealizadores e estava na linha de frente na construção da Catedral e faleceu na véspera da inauguração, está sepultado na parte externa.

Dom Henrique nasceu em Santa Cruz do Sul (RS) em 22 de novembro de 1919 e faleceu em 28 de dezembro de 2003, aos 84 anos, em Sinop. Uma das vontades manifestadas era ser sepultado em meio ao povo. À época, o desejo foi atendido e feito acordo com os familiares, que futuramente seria realizado o translado para um lugar definitivo junto a igreja. 

Ano passado, a diocese, por decisão de Dom Canísio Klaus e execução da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, foi construída a cripta dos bispos na catedral, com quatro sepulturas. A obra foi realizada com a doação total de benfeitores, concluída e abençoada em 9 de setembro. Em seguida, começaram as tratativas para exumação e translado. 

Em janeiro deste ano, aconteceu reunião entre Dom Canísio e o padre Beto (pároco da Catedral), com os familiares de Dom Henrique, em sua cidade natal. Houve o consentimento para o translado e ficou definida a data. Desde então, está sendo organizada comitiva dos familiares para acompanharem a solenidade. 

Jesuíta, Dom Henrique faleceu em 2003 e sepultado em Sinop. Ele ingressou no seminário aos 13 anos e foi ordenado sacerdote em dezembro de 1952. Em seguida, foi enviado para Mato Grosso, onde teve os primeiros contatos com os índios e desenvolveu trabalho missionário. Neste período, ficou conhecido por intermediar conflitos entre indígenas e posseiros. 

Já em 1961, foi enviado para a missão jesuítica de Diamantino e em 1971 designado pelo papa Paulo VI para substituir Dom Alonso Silveira de Melo à frente da Prelazia do município. Como bispo na cidade e posteriormente em Sinop, criou mais de 30 paróquias nas regiões Norte e Médio Norte do estado. 

Em outubro de 1979, o papa João Paulo II elevou a Prelazia de Diamantino à condição de diocese. Pouco depois, em fevereiro de 1982, foi criada a diocese de Sinop, desmembrada de Diamantino, e Dom Henrique foi transferido como primeiro bispo em março daquele ano. 

Renunciou ao episcopado em março de 1995 ao atingir a idade canônica de 75 anos, e permaneceu em Sinop, como bispo emérito, junto com Dom Gentil Delazari. Em 2003, faleceu com renal aguda e dengue, no Hospital Santo Antônio de Sinop, fundado sob sua iniciativa e do falecido padre Karl Thaler.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal