A Voz do Povo: soro antiofídico e vacinas foram assuntos abordados com a Coordenação de Vigilância em Saúde

Taynna Vaccaro, Coordenadora de Vigilância em Saúde, falou em entrevista ao programa A Voz do Povo na manhã desta quinta-feira (02-06). Entre os assuntos da pauta, o soro antiofídico, ou mais especificamente a falta dele.

Segundo Taynna, Sorriso, que é referência tem somente 22 ampolas disponíveis para a região. A alegação é falta de insumos para produção do soro antiofídico.  “É um problema recorrente. Há mais de cinco anos vivemos o problema do estoque baixo em todo o país. O Ministério da Saúde justifica que é pela falta de insumos do Instituto Butantã. Essa instituição pegou fogo em 2010 e desde então, não conseguiu se reestruturar”.

No ano passado foram oito casos de picada de cobra e neste ano seis até agora. “Orientamos muito para os cuidados que a população deve ter na prevenção com uso de EPIs, como bota, caneleira e luva e quando for para o campo, para a pescaria, ficar alerta, porque temos esta dificuldade com o soro antiofídico e é um insumo que só se tem acesso pelo SUS”.

Na cidade, segundo ela, é preciso ter cuidado com lixo ou material de construção acumulado. “Acumulo de lixo atrai animais peçonhentos. Temos que eliminar o lixo, até por se tornar criadouro de outros como o mosquito transmissor da dengue”, orienta.

Se houver picada, é preciso procurar a unidade de saúde mais próxima rapidamente. Se o caso for de encontrar cobras ou escorpiões é preciso chamar o Corpo de Bombeiros.

Vacina

A coordenadora falou também sobre os baixos índices de vacinação contra a gripe. “As fake news acabaram atingindo grandemente os programas vacinais no Brasil. Esta vacina é supersegura. 10 mil doses desta vacina que está sendo aplicada agora em 2022 e nenhum paciente teve reações adversas. É muito segura e muito eficaz. Muitos vírus circulam neste período. Ontem a UPA teve mais de 400 atendimentos e mais de 60% deles eram por problemas respiratórios. E ainda temos o vírus da Covid circulando. Então, se a pessoa se prevenir e precisar procurar atendimento médico com sintomas parecidos, o médico já vai investigar outras possibilidades”, destacou Taynna.

Dia D

Contra a gripe as vacinas estão sendo aplicadas diariamente em todas as unidades de saúde para os grupos de risco e no próximo sábado haverá mais um dia D, com as unidades abertas durante todo o dia. “Vamos ofertar vacinas contra a gripe e sarampo, todas as vacinas do calendário infantil e faremos também a pesagem do Bolsa Família”, disse Taynna.

Covid

Contra a Covid, a vacina em Sorriso continua sendo aplicada inclusive com liberação da 2ª dose de reforço, ou quarta dose para idosos acima de 60 anos e a dose de reforço para adolescentes. Estas vacinas estão sendo aplicadas nas unidades de saúde Europa e Nova Integração.

Veja também

Falta de identificação nas ruas volta a ser tema no programa A Voz do Povo

Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres começa amanhã (09) em Sorriso

Acidente com três veículos deixa gestante ferida no centro de Sorriso

Nova delegada do Núcleo de Atendimento à Mulher é apresentada em Sorriso

Formatura de 125 novos policiais civis reforça segurança pública em Mato Grosso

Jovens dispensados do serviço militar farão juramento à bandeira nesta quinta em Sorriso