Curta-metragem contará a história de Tereza de Benguela

O projeto se baseia em mostrar o papel de Tereza frente ao Quilombo do Quariterê

Uma nova produção mato-grossense irá contar a história da líder quilombola, Tereza de Benguela. O curta-metragem, do cineasta Salles Fernandes vai mostrar o papel de Tereza e seus últimos dias frente ao Quilombo do Quariterê.

O projeto, que passou pelo crivo de um grupo de artistas de Sorriso, foi um dos dez selecionados no edital 010/2021 – Audiovisual do Governo do Estado do Mato Grosso, que visa fomentar o cinema no Estado.

Tereza viveu no século XVIII e foi casada com José Piolho, que chefiava o Quilombo do Piolho até ser assassinado por soldados do Estado. O local também era conhecido como Quilombo do Quariterê, às margens do rio Guaporé, localizado na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade (atual fronteira entre Mato Grosso e Bolívia). Esse quilombo foi o maior do Mato Grosso e sob o comando de Tereza criou um sistema de parlamento, algo inovador para a época.

“Será um grande desafio contar a história dessa heroína que viveu em Mato Grosso. Seus feitos e seu legado precisam ganhar vida no cinema”, destaca o cineasta.

Para a produção, a direção de arte planeja construir cenários com as características da época, como a reprodução do quilombo. A equipe já prepara uma audição para escolha do elenco que irá participar do curta. Atores de renome nacional estão sendo cotados para integrar o elenco.

galeria de imagens

Veja também

Exposição “Esculturas, Desenvolvimento e Turismo” promete revelar novos olhares sobre Sorriso

Talentos em Destaque: Faces Sorriso 2022 Promove Festival de Artes Cênicas

Madrinha dos povos indígenas, primeira-dama de MT lidera inciativas inovadoras

Abertas as inscrições para o 15º Festival de Artes Cênicas de Sorriso, Faces 2024

Especialistas discutem Bullying no programa “A Voz do Povo” da Sorriso FM

Mais de 130 atletas participam da 2ª edição do Campeonato Nagô Kids de Capoeira em Sorriso