A Voz do Povo: Sorriso FM marca presença na FAMATO EMBRAPA SHOW em Cuiabá (vídeo)

O Famato Embrapa Show foi aberto oficialmente na noite de ontem (22.06), no Cenarium Rural, em Cuiabá. Com o auditório lotado, o evento reuniu pesquisadores, presidentes de sindicatos rurais de Mato Grosso, produtores, entidades de classe das principais cadeias agrícolas do estado, políticos e lideranças de federações agrícolas de outros estados do Brasil.

A programação técnica do Famato Embrapa Show inicia nesta quinta e segue até a sexta-feira (23 e 24), no auditório principal, com painéis de debate compostos por palestras e momento para perguntas e respostas.

O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Normando Corral abriu o evento que contou com a presença maciça de produtores, pesquisadores e lideranças do setor agropecuário.
“Estamos muito felizes em recepcionar a Embrapa neste evento, tão importante para o desenvolvimento da agricultura e pecuária no Brasil. Nós produtores rurais temos muito a agradecer, esta é uma espécie de retribuição por todo serviço prestado pela EMBRAPA que tem tanta pesquisa aplicada, soluções. A Embrapa como o presidente em exercício já demonstrou pelo tanto de pesquisa que tem para ser aplicada em campo. A intensão desse evento é trazer as pesquisas e soluções disponíveis para o produtor. Porque a EMBRAPA tem a função de pesquisar, de fazer ciência, e nós de levar ao conhecimento por meio da extensão rural, isso podemos fazer e ajudar. “

O diretor executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Guy Capdeville, também falou sobre as pesquisas desenvolvidas e frisou que a ciência é o verdadeiro embaixador do Brasil. E que a Embrapa está sempre trazendo inovações e novidades ao produtor.
“Estamos com várias mostras tecnológicas, em parceria com a Famato, essa parceria que vem de muitos anos, nesse evento o produtor pode conhecer várias dessas tecnologias, o produtor tem um QR code que já vai abrir direto na página da Embrapa e ele vai conhecer um monte dessas tecnologias. Para buscar a Embrapa, ele pode fazer isso pelas próprias unidades de pesquisas, pode ir na unidade de Sinop, na Embrapa Gado de Corte, na Embrapa Pantanal, buscar a chefia da unidade e falar estou com problema tal e preciso resolver e as unidades vão mobilizar as equipes para fazer essa parceria com ele e resolver o problema. Se for soluções que já estamos desenvolvendo será mais rápido de resolver, se for um problema novo para começar do zero vai levar algum tempo, porque a ciência não é tão rápida. Mas a gente já tem muita coisa desenvolvida, as vezes o problema que o produtor está tendo pode ser resolvido num estalar de dedos.”

Ele também ressaltou as pesquisas da Embrapa na área da pecuária: “Na área da Pecuária estamos trabalhando muito as questões de genética, desenvolvendo softwares para poder apoiar o produtor no programa de desenvolvimento genético dele, desenvolvendo tecnologia de inseminação, trazendo edição gênica, falam tanto em emissão de metano pelo boi, mas a gente pode pensar em plantas que podem digerir mais e controlar a emissão de metano. O metano é emitido porque tem uma bactéria oportunista que cresce lá no rumem. Se podemos controlar essa bactéria, se a gente colocar um alimento que essas bactérias não tenham como crescer muito a gente diminui a emissão e vai acabar fazendo um processo sustentável. Então tem muita coisa andando nesse sentido dentro da Embrapa. “
Outra importante parceria com a Famato foi destaque no evento de abertura: o projeto Patrulhamento Rural.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes, falou sobre a iniciativa, que é realizada entre a Famato e a Polícia Militar de Mato Grosso, e visa a segurança do homem e da mulher no campo.

“Hoje o patrulhamento se encontra em todos os comandos regionais. Comando Regional de Sinop, através do coronel Sodré já temos a patrulha em toda região. Temos em Sorriso o patrulhamento rural para atender todos os produtores rurais da região. O patrulhamento é para atender o homem e a mulher do campo. Estamos prontos para atender a todos fazendo um trabalho preventivo e presente nas propriedades rurais. Nesse momento estamos fazendo o georeferenciamento, para que até o final do ano tenhamos todas as propriedades georeferenciadas para que possamos fazer um trabalho bastante integrado com todos os produtores rurais”.

O comandante explicou como funciona a patrulha rural e como o produtor faz contato com o setor de segurança: “Temos o comandante da cidade, onde ele, juntamente com o Sindicato Rural do município devem estar integrados para que eles possam percorrer as propriedades rurais para garantir essa segurança. Mas tem que quebrar a barreira da burocracia e estar mais aproximado, mais junto para que o policial militar possa estar mais presente, principalmente nessa fase de plantio e utilização de fertilizantes, que sabemos que esses produtos são alvos dos marginais e por isso precisamos desse trabalho integrado entre a Polícia Militar e o Sindicato Rural”.

 

galeria de imagens

Veja também

Programa “A Voz do Povo” recebe responsáveis pela coleta de resíduos em Sorriso

Comunidade Santa Luzia realiza tradicional Jantar Italiano neste sábado em Sorriso

Obras de pavimentação são iniciadas na Linha Norte, em Sorriso

Carreta tomba em cruzamento da Avenida Blumenau com MT-560 em Sorriso

Sorriso: jovem fica em estado gravíssimo após colisão de carro e moto

Motorista morre após caminhão despencar de ponte em estrada rural de Sorriso