PF cumpre 13 mandados em MT em operação que investiga extração de ouro ilegal e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal cumpriu, nesta terça-feira (28), 13 mandados de busca e apreensão em quatro municípios de Mato Grosso. A operação investiga uma organização criminosa por lavagem de dinheiro com extração e comercialização de ouro ilegal.

De acordo com a Polícia Federal, foram cumpridos 9 mandados em Cuiabá, dois em Pontes e Lacerda, um em Matupá e um em Terra Nova do Norte.

Na Operação Lavagem de Ouro foram expedidos 52 mandados de busca e apreensão pela Justiça Federal em São Paulo, para endereços relacionados aos líderes do grupo investigado e aos principais intermediários atuantes na lavagem de ativos. Além de Mato Grosso, os mandados foram cumpridos em oito estados da federação, como São Paulo, Goiás, Pará, Paraná, Paraíba, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rondônia e no Distrito Federal.

Em Mato Grosso foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão — Foto: Reprodução/Polícia Federal

Em Mato Grosso foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão — Foto: Reprodução/Polícia Federal

Conforme a PF, houve a participação de 208 policiais federais e 14 auditores da Receita Federal. Além disso, a Justiça Federal determinou o bloqueio de contas de 40 investigados, no valor de até R$ 614 milhões.

Foram aprendidos, até o momento, aparelhos de telefonia móvel e computadores dos investigados, documentos relacionados ao comércio ilegal de ouro, além de ouro em diversos endereços.

Os crimes apurados são de lavagem de ativos, receptação qualificada, falsidade Ideológica, redução do pagamento de tributos federais, dificultar a ação fiscalizadora ambiental do poder público, por meio da omissão no pagamento de compensação financeira pela exploração de recursos minerais (CFEM), promoção de organização criminosa e usurpação de bem mineral da União.

Veja também

Ex-companheiro é preso após tentativa de feminicídio no bairro União

Casal é preso na Avenida Porto Alegre após furtar produtos de três lojas

Operação Tolerância Zero resulta em prisão e apreensão de armas e drogas em Sorriso

Vigia Mais MT auxilia na prisão de 158 procurados da Justiça em Mato Grosso

Senado aprova redução da pena de condenados em trama golpista

Homem tenta mantar esposa com golpes de tesoura