Sorriso: regularização do Assentamento Jonas Pinheiro é tema de reunião

Ter segurança para produzir e para produzir. É esse o objetivo das mais de 400 famílias que residem hoje nos Assentamentos Jonas Pinheiro (Sorriso) e Alto Celeste (Vera). E foi esse o direito assegurado por eles em decisão judicial favorável aos assentados divulgada no dia 21 de junho em Brasília.  O que eles buscam agora é que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) cumpra com a decisão judicial e faça a demarcação da área para que eles possam ter as mãos a sonhada e merecida escritura após mais de 25 anos.

E foi justamente esse o debate de uma reunião nesta quinta-feira (14), no Paço Municipal com a presença do prefeito Ari Lafin; o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Lincoln; o secretário de Governo, Hilton Polesello; o procurador Daniel Melo; a vereadora Jane Delalibera e representantes dos assentados.

Jane detalhou as últimas conquistas em Brasília e destacou que não há necessidade de preocupação pelos assentados, pois o novo superintendente do Incra, André Luiz Welter, confirmou que ninguém será retirado de sua terra. “Mas precisamos que o Incra realize a demarcação e ouvimos do André que o Incra não tem dinheiro para isso; não há como pagar diária para servidores”, explica a parlamentar. “Então agora a luta é para que o Incra cumpra com o seu papel”, acrescenta.

Ari destacou que o Município apoia a luta dos assentados. Onde há regularização fundiária há segurança jurídica e onde há segurança jurídica há segurança econômica e social”, pontua o prefeito. “Não vamos medir esforços para isso; novamente vamos procurar apoio nas esferas estadual e federal”, completaAri também destacou a atuação da liderança comunitária do Assentamento e de todos os vereadores, em especial da vereadora Jane Delalibera e do vereador Wanderley Paulo no processo.

 

Apoio a rede da agricultura familiar

O prefeito lembra que mesmo sem o georreferenciamneto, a Prefeitura vem investindo e apoiando iniciativas da agricultura familiar com programas como o Mais Leite, Patrulha Mecanizada, Horta Viva, Frutifica, Vitamel e o Abatedouro Municipal. Essas ações atendem o Assentamento Jonas Pinheiro e o Assentamento Santa Rosa, a área de chácaras no Cinturão Verde e o Projeto Casulo. “Estamos preocupados em criar novas possibilidades de renda para a agricultura familiar”, finaliza o prefeito.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal