MP indefere pedido da CPI da Saúde para acessar investigação sobre pagamento em duplicidade pela Prefeitura de Sorriso

A Promotora de Justiça Dra. Élide Manzini de Campos foi quem assinou o despacho fundamentado, datado de 11 de julho de 2022. Por meio da decisão, a promotora nega pedido formulado pelo vereador Rodrigo Machado, presidente da Comissão parlamentar de Inquérito – CPI das Liminares da Saúde. Ele pediu cópia do inquérito civil sobre desvio de recursos públicos onde o Ministério Público representa contra Marilei Oldoni Dias.

Justificando a negativa, a promotora destaca que “[…] até o presente momento, nenhum servidor e/ou vereador da câmara Municipal de Sorriso figura como investigado no presente caderno informativo, o que, aliado ao sigilo das investigações já decretado neste Inquérito Civil são, por si só, suficientes para embasar o indeferimento do pedido de cópia {…]”.

Ela ressalta ainda que “[…] poderá ser revelado se, ao final das diligências investigatórias, restar comprovada a prática de ato ímprobo lesivo ao erário do Município de Sorriso pois, do contrário, não se vislumbra o interesse da Câmara neste momento inicial das investigações”.

No mesmo documento a promotora ressalta ainda que “[…] a publicidade das provas produzidas, neste instante inicial da apuração dos fatos, pode acarretar contundente prejuízo às investigações, à colheita de outras provas, aos próprios investigados e/ou às testemunhas, fatos que justificam o sigilo decretado neste inquérito civil e afastam, conforme dito, a regra da publicidade dos atos”.

Mais adiante, a promotora deixa claro que o sigilo decretado em relação ao inquérito civil é transitório. “[…] necessário tão somente durante o interstício temporal para colheita das provas, sendo que, com o encerrar dos atos investigatórios, o sigilo outrora decretado não mais se justificará, momento em que o ora postulante poderá ter ciência sobre todas as provas colhidas e poderá, assim, adotar as providências porventura cabíveis no âmbito das atribuições da Câmara Municipal”.

Citando o regimento interno da Câmara de Vereadores de sorriso a promotora lembrou que a CPI deve seguir o que diz a legislação. Ela lembrou que a CPI não tem a prerrogativa para requisitar documentos do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, lembrando que pode fazê-lo junto à administração pública direta, indireta ou fundacional, mas que o MP não se enquadra nestas categorias.  E cita o artigo 127 da Constituição Federal: “O Ministério público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis”,  ressaltando o parágrafo 1º “São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional”.

Ainda de acordo com a decisão, se, quando encerradas as investigações forem comprovados eventuais atos de improbidade administrativa, estará facultado ao presidente da CPI, o acesso integral ao conteúdo do inquérito civil em questão.

galeria de imagens

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal