PF prende suspeita de extração ilegal de ouro em MT, empresária conhecida por Rainha do Sararé

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta terça-feira (9), Marlene de Jesus Araújo, mais conhecida como a Rainha do Sararé. Ela é apontada pela investigação como a líder de uma associação criminosa de extração ilegal de ouro, na cidade de Pontes de Lacerda (450 km ao oeste de Cuiabá).

Os policiais informaram que ela é proprietária da empresa de terraplanagem, MF – Horas Máquinas e Serviços de Terraplanagem Eireli. Além dela, outras duas pessoas, que não tiveram os nomes revelados, foram presas na ação policial. Um dos alvos ainda continua foragido.

Além dos mandados de prisão, 4 mandados de busca e apreensão são cumpridos. Os policiais disseram que a associação criminosa é um grupo familiar originário do estado de Rondônia, que vinha para Mato Grosso comandar a extração ilegal de ouro na Terra Indígena Sararé.

A família financiava a prática do garimpo ilegal de ouro por meio da utilização de maquinários e recrutamento de pessoas. Também comercializavam ouro sem autorização legal e associaram-se com o fim de extrair e comercializar o ouro.

A Polícia Federal tem trabalhado na proteção das terras da União e da população indígena local, ao descapitalizar esse tipo de organização que promove a degradação do meio ambiente, desmatando áreas de preservação e contaminando rios e solos.

O nome da Operação faz referência à Marlene que se autodenominava “Rainha do Sararé”.

Veja também

Polícia Militar recupera em Sorriso caminhonete furtada da Funai de Colíder

Sorriso: homem tem R$ 5,6 mil furtados de conta bancária após cair em golpe por telefone

Operação policial desarticula tráfico e apreende armas e drogas em Ipiranga do Norte

Proprietário de borracharia e boate é condenado por integrar organização criminosa; se vangloriava dos crimes

26ª edição da Operação Lei Seca em Sorriso prendeu um e apreendeu 54 veículos

Homem portando arma de fogo em marmoraria é preso em flagrante em Lucas do Rio Verde