Tramadol e Risperidona estão em falta nas farmácias cidadãs de Sorriso

A Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas), informa que alguns medicamentos estão em falta nas Farmácias Cidadãs do Município, como o Tramadol cápsulas, usado para combater a dor; e Risperidona, destinada ao tratamento de pacientes com transtornos psiquiátricos.

Frente a esta situação, a Secretaria refez o planejamento da “Relação de Municipal de Medicamentos”, a Remume, assim como solicitou novos processos licitatórios. No mês passado, por exemplo, foi restabelecido o estoque de azitromicina suspensão e antieméticos (remédios para enjoo e vômito) injetáveis, e, neste mês, foram licitados soros para restabelecer o estoque.

Até que os estoques sejam normalizados, os médicos estão sendo orientados a prescrever medicamentos alternativos, sempre que for possível. A Semsas lamenta este desabastecimento e reforça que trabalha para que os estoques sempre se mantenham em níveis seguros de abastecimento.

Somente neste ano, foram realizadas três licitações para comprar medicamentos em falta ou com estoque baixo, no entanto, foram registradas várias solicitações de desistência de fornecimento de itens por parte de distribuidoras e indústrias.

A Prefeitura de Sorriso, por meio da Semsas, pede a compreensão da população, e, mais uma vez, reforça que está tomando todas as medidas necessárias para garantir o abastecimento de todos os medicamentos da Remume.

Veja também

Dia do trabalho: profissionais da saúde alertam sobre a Síndrome de Burnout

Brasil vai ampliar uso da bactéria wolbachia no combate à dengue

Mãe relata verdadeira saga tentando salvar o filho; bebê de 3 meses morreu

Vacina contra a dengue chega a Mato Grosso, beneficiando 35 municípios; Sorriso também vai receber doses

Morbach Pharma oferece tratamento fitoterápico em Sorriso e é referência no estado

Vacinação contra a gripe em Sorriso alcança resultados aquém das expectativas