Cartório Eleitoral de Sorriso convoca mesários e busca voluntários para eleições 2022

Além das convocações de praxe para o período, conforme explica o Chefe do Cartório Eleitoral de Sorriso, Valdinei Rondon, a Justiça Eleitoral está recebendo inscrições de quem quer trabalhar nas eleições.  “Para a realização das eleições a Justiça Eleitoral precisa deste trabalho voluntário. É importante que as pessoas entendam a necessidade. Nós estamos fazendo as convocações e também recebendo voluntários. Não existe eleição sem participação da população como mesários”, disse ele.

As convocações estão sendo encaminhadas principalmente pelo WhatsApp. Quem tiver dúvida pode procurar o cartório eleitoral para verificar a veracidade. “Trata-se de uma convocação judicial. A pessoa é convocada para um trabalho para a sociedade e deve comparecer. Caso exista alguma situação que a impeça de participar, são motivos elencados em lei como problemas de saúde, deve solicitar a dispensa ao Juiz Eleitoral” explica Valdinei.

Quem quer ser voluntário nas eleições deve comparecer ao Cartório eleitoral ou inscrever-se pelo APP do E-título ou ainda no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

As vantagens dos mesários são expressivas. EM Mato Grosso existe uma Lei estadual que permite que um mesário, a partir de um número determinado de convocações, peça isenção da taxa em concursos públicos. “Mesários também recebem dois dias de folga por cada dia trabalhado. Nas faculdades que são inscritas no sistema as horas são convertidas em horas de atividade extracurricular”, destaca o chefe do cartório. (Com informações de Rayssa Ávila)

Veja também

Exportações de MT alcançam 157 países e geram US$ 25,95 bilhões em 2024

Polícia Militar recupera motocicleta em menos de 24h após furto

Polícia Militar aplica 105 infrações e remove 15 motocicletas em ação contra crimes de trânsito em Cuiabá

Avião comercial da Embraer cai com 67 passageiros no Cazaquistão

Corpo de Bombeiros socorre vítima de acidente de trânsito entre carro e carreta na BR-163; 4 morreram

Força-tarefa recupera mais de R$ 2,5 milhões em créditos tributários aos cofres públicos do Estado