Sobre o tema, o programa A Voz do Povo ouviu na manhã desta quarta-feira (24), a Diretora da Escola Especial Sorriso Esperança do Amanhã, Giovana Bortega, a Fisioterapeuta da instituição Belízia Souza e a estudante Giorgina Tatiana.
A semana visa superar barreiras para incluir a inclusão, que ainda é difícil por vários fatores, como lembrou a Diretora da APAE, Giovana Bortega.
Segundo ela, a inclusão caminha, mas a passos lentos no país. “Nós temos seis eixos: urbanísticas, arquitetônicas, de transporte, comunicação e informação, tecnológicas e a principal, atitudinais, que infelizmente ainda existe por causa dos preconceitos. Vivemos no século XXI e ainda existe uma barreira muito grande. Aqui em Sorriso somos agraciados, porque a cidade está sendo organizada”, explicou Giovana.
A fisioterapeuta Belízia Souza destacou a importância do trabalho da APAE, através da Escola Especial Sorriso Esperança do Amanhã para que as pessoas com necessidades especiais em Sorriso tenham melhorias na qualidade de vida. “Trabalhamos sempre a superação das barreiras. Nós trabalhamos para que o aluno possa movimentar sua cadeira de rodas, para que possa ir ao mercado, ir ao banco, trabalhar. Esse é o objetivo da inclusão”, afirmou.
A aluna da escola Giorgina Tatiane também participou da entrevista, destacando a felicidade em poder hoje estar inserida no mercado de trabalho. Indagada sobre seu maior sonho ela disse: “que não haja mais discriminação contra quem tem deficiência”.
Confira a íntegra da entrevista no vídeo abaixo.