PF e Receita Federal deflagram operação para combater contrabando de cigarros eletrônicos em Rondonópolis

A Polícia Federal e a Receita Federal cumpriram oito mandados de busca e apreensão em um centro de comércio popular na manhã desta quinta-feira (25), em uma operação para o combate de contrabando e descaminho de cigarros eletrônicos e seus acessórios, em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá.

Segundo a PF, as investigações fazem parte da operação Evail, que apontaram para o comércio ilegal de produtos de origem estrangeira, trazidos, principalmente, da cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e levados até Rondonópolis.

Ainda conforme informações da polícia, as investigações continuam e os responsáveis poderão ser responsabilizados por contrabando e descaminho.

Os cigarros eletrônicos e seus acessórios têm importação e venda proibidas por força da Resolução da Diretoria Colegiada nº 46, de 28 de agosto de 2009, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Operação “Evail”

O nome faz referência a uma lesão pulmonar associada ao uso de cigarro eletrônico, descrita pela primeira vez em 2019, nos Estados Unidos.

Acredita-se que tenha relação com um dissolvente utilizado nos dispositivos que afeta o pulmão e causa um tipo de reação inflamatória no órgão.

Polícia Federal e Receita Federal cumprem oito mandados de busca e apreensão em um centro de comércio popular em Rondonópolis.  — Foto: Polícia Federal.

Crimes

O contrabando é considerado crime por se tratar de mercadoria proibida, previsto no art. 334-A do Código Penal. A pena pode chegar a cinco anos de reclusão.

O crime de descaminho está previsto no art. 334 do Código Penal e trata-se de iludir, no todo ou em parte, o pagamento de imposto devido pela entrada, saída ou consumo de mercadoria — ou seja, o não pagamento de tributos devidos. A pena para esse tipo de crime pode levar até quatro anos de prisão.

Veja também

Mulher não aceita fim do relacionamento e desfere facada contra companheiro

Onda de frio deve atingir pelo menos sete estados, alerta Inmet

Mãe denuncia filho ao ver chegando em casa com simulacro e ferramentas furtadas

Receita paga nesta segunda maior lote de restituição do IR da história

Câmeras do Vigia Mais auxiliam na prisão de 55 foragidos da Justiça em Mato Grosso

Polícia Militar apreende 837 quilos de maconha e prende dois homens