Semsas envia nova coleta de material de mais um paciente suspeito de varíola do macaco ao Lacen/MT

A Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas), comunica que no dia 1.º  de setembro, foi coletado e enviado material de mais um paciente suspeito de varíola do macaco (Monkeypox) para análise do Lacen/MT.  O paciente em questão não tem histórico de viagens. Contudo, como apresentou lesões na pele, por precaução, a equipe técnica da Semsas coletou material e encaminhou para análise.

De olho nos sintomas:

Vale lembrar que a enfermidade apresenta entre os principais sintomas febre súbita, forte e intensa, dor de cabeça (cefaleia), náusea, exaustão, cansaço, aparecimento de inchaços na região do pescoço, axilas, e também na região perigenital, além de feridas ou lesões pelo corpo que lembram bolhas e espinhas.

A recomendação da Semsas é que quem viajou para áreas com registros de casos ou teve contato com pessoas com lesões de pele, ou lesão na área genital deve ficar atento aos sintomas. Quem sentir sintomas deve procurar uma Unidade de Saúde da Família, ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sara Akemi Ichicava.

O Ministério da Saúde também alerta que a contaminação se dá principalmente no contato pele/pele.  E, além disso, a contaminação também pode ocorrer por meio de secreções ou do compartilhamento de objetos de pessoas contaminadas. E a melhor forma de prevenção é evitando contato direto com pessoas contaminadas.

Veja também

PJC cumpre mandado contra homem que cometia furtos em Sorriso

Termina hoje prazo de inscrições para o Simpósio sobre Segurança Jurídica no Agronegócio

Exploração de madeira em Mato Grosso está proibida até 1º de abril

Incêndio destrói casa de madeira em área rural de Sinop

Duplicação da BR-163 está na lista em que Mato Grosso é o melhor do país

Procon-MT orienta sobre direitos dos consumidores com as mudanças na CNH