Antirrábica: até o momento, Sorriso imunizou 40% dos animais previstos na meta inicial

Sábado, dia 10 de setembro, foi dia D da imunização antirrábica na Zona Leste. Na data, 2.132 animais foram imunizados: 1.783 cães e 349 gatos. Somados aos animais já imunizados na área rural, Sorriso vacinou 6.195 animais – 5.151 cães e 1.044 gatos; o que equivale a 40% da meta inicial prevista para o Município, que é imunizar 13.102 cães e 2.377 gatos, chegando a 15.479 animais.

A coordenadora de Vigilância Ambiental, Claudete Damasceno, frisa que quem levou seu animalzinho para imunizar no sábado passado (10), terá mais uma oportunidade neste sábado, 17 de setembro, quando será realizado mais um dia D. No dia 17 as equipes irão aplicar a picadinha dos pets em dez pontos: nas Praças da Juventude e das Fontes; nas escolas Jardim Bela Vista, Rui Barbosa, na quadra da Escola Leôncio; no pátio da Unic; no Pavilhão Comunitário do Santa Maria e nas Unidades de Saúde da Família Jardim Amazônia, Jardim Carolina e Rota do Sol. No dia 17, a imunização será realizada das 7h30 às 17 horas.

Vale lembrar também que a vacina antirrábica será aplicada em cães e gatos acima de três meses de idade e que não estejam doentes no dia da aplicação. Claudete salienta que é importante que quem levar o animal para a imunização tenha mais de 18 anos e domínio sobre o pet. Ela explica que quem tiver a carteirinha de vacinação do animal pode apresentar, quem não tiver, o documento será confeccionado na hora.

A Vigilância Sanitária reforça ainda que é proibido entregar vacinas aos proprietários dos cães e/ou gatos para serem aplicadas em casa. Os donos devem levar os animais ao local para a aplicação.

O que é a raiva

Segundo a Secretaria de Saúde e Saneamento, “a raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos e pode ser transmitida aos humanos (antropozoonose) pela mordedura, lambedura e arranhadura de animais infectados com o vírus da raiva”.

O distúrbio é caracterizado por sintomas neurológicos e, de acordo com a pasta, “é uma doença quase sempre fatal (praticamente 100% dos casos evoluem para óbito), para a qual a melhor medida de prevenção é a vacinação pré ou pós-exposição”. (da assessoria)

Veja também

Atleta sorrisense Eduardo Furtado participa do Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2024 no Rio de Janeiro

Sorriso: PM prende suspeito por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no bairro Jardim Carolina

Sorriso enfrenta aumento preocupante de casos de dengue e Chikungunya

Ministério Público recorre contra prisão domiciliar de mãe de vítima de estupro em Sorriso

Caminhonete roubada há 12 anos é recuperada pela PRF em Sorriso

Sorriso: policiais rodoviários de Sorriso e outras quatro cidades iniciam testes com câmeras corporais